Prêmio CPT, da Cooperativa Paulista de Teatro, celebra melhores de 2012; veja quem levou
Por Miguel Arcanjo Prado
Fotos de Eduardo Enomoto
O teatro do Galpão do Folias, em Santa Cecília, São Paulo, ficou pequeno diante do grande número de artistas que lá se reuniram na noite desta segunda (25), para a entrega do Prêmio CPT 2012. O troféu foi dado aos melhores nos palcos no último ano pela Cooperativa Paulista de Teatro. O Atores & Bastidores do R7 cobriu a cerimônia com exclusividade.
Em clima informal, longe da formalidades glamourosa do Oscar dado na noite anterior em Hollywood, os atores e diretores do teatro alternativo paulista fizeram uma festa simples e sincera. O calor humano preencheu o pequeno espaço.
A Cia. São Jorge de Variedades, eleita o Melhor Grupo de Teatro R7 de 2012, foi o grande destaque e levou três troféus para seu aclamado espetáculo Barafonda, que percorreu as ruas do bairro industrial paulistano da Barra Funda: ganhou dramaturgia, direção e trabalho apresentado em rua.
O momento emocionante da noite ficou por conta do grupo Tablado de Arruar, que levou melhor trabalho apresentado em espaço não convencional para Mateus, 10, e ofereceu o prêmio ao ator e diretor João Otávio, que morreu em dezembro do ano passado.
Ao fim da cerimônia, a CPT homenageou artistas mortos no último ano: Abrahão Farc, Alcione Araújo, Clóvis Garcia, Fernando Peixoto, Flávio Bianconi, o Azedinho, João Otávio, Hedy Siqueira, Marcelo Violla, Tiago Klimeck, Valter Padgurschi e Walmor Chagas.
Personalidades do teatro estiveram presentes na festa. Veja as fotos:
Saiba quem ganhou
Veja, abaixo, a lista completa e as fotos dos premiados:
1 – Dramaturgia: criação individual ou coletiva em espetáculo apresentado em sala convencional, rua ou espaço não convencional.
Coletiva, por Barafonda, Cia. São Jorge de Variedades.
2 – Direção: criação individual ou coletiva em espetáculo apresentado em sala convencional, rua ou espaço não convencional.
Coletiva, por Barafonda, Cia. São Jorge de Variedades.
3 – Elenco: em espetáculo apresentado em sala convencional, rua ou espaço não convencional.
Brava Companhia, por Corinthians, Meu Amor – Segundo Brava Companhia, uma Homenagem ao Teatro Popular União e Olho Vivo.
4 – Trabalho apresentado em sala convencional.
Recusa, da Cia. de Teatro Balagan.
5 – Trabalho apresentado em rua.
Barafonda, da Cia. São Jorge de Variedades.
6 – Trabalho apresentado em espaços não convencionais.
Mateus, 10, Tablado de Arruar.
7 – Trabalho para platéia infanto juvenil: apresentado em sala convencional, rua ou espaço não convencional.
A Menina Lia, Cia. do Fubá.
8 – Grupo ou Companhia revelação: do interior, litoral ou capital do Estado.
Grupo Teatral Parlendas.
9 – Trabalho apresentado no interior e litoral paulista: em sala convencional, rua ou espaço não convencional.
A Falecida, Teatro do Kaos (Cubatão-SP).
10 – Projeto Visual: compreendendo a integração orgânica entre os elementos plásticos e visuais do espetáculo e sua realização cênica – iluminação, cenografia, figurino, adereços e maquiagem.
Bom Retiro 958 Metros – Direção: Antônio Araújo. Desenho de luz: Guilherme Bonfanti, Direção de Arte: Amanda Antunes e Carlos Teixeira, Figurinos: Marcelo Sommer, Coordenação de figurinos: Kassia Garcia, Imagem: Grissel Piguillem e Midiadub. Teatro da Vertigem.
11 – Projeto Sonoro: compreendendo a integração orgânica entre os elementos sonoros do espetáculo e sua realização cênica – palavra, canto, trilha original ou adaptada, arranjos e sonoplastia.
Recusa – Cia. Teatro Balagan – Direção musical: Marluí Miranda.
12 – Ocupação de espaço: compreendendo sala convencional, rua ou espaços não convencionais, no interior, litoral ou capital do Estado.
Companhia Teatro de Heliópolis – O Diaem Túlio Descobriu a África – Ocupação da Casa de Teatro Maria José de Carvalho.
13 – Publicação dedicada ao universo do teatro: suas diversas vertentes, relações e linguagens, em projetos de grupos e companhias teatrais, instituições ou similares.
Caderno de Erros II – Brava Companhia. Relato de processo.
14 – Grupo ou Cia com sede em “espaços fora de circuito comercial ou tradicional”.
Telhado Cultural Engasga Gato, em Ribeirão Preto- SP.
15 – Mostras e/ou festivais teatrais realizados por grupos e/ou movimentos.
3º Encontro de Mamulengo – Mamulengo da Folia.
16 – Prêmio Especial.
Ocupação Cultural do Coletivo Dolores Boca Aberta e o Festival Teatro Mutirão – Ocupação político – artística numa praça ao lado do metrô Artur Alvim (zona leste paulistana) com 15 dias de ocupação e atividades de formação, apresentações de peças teatrais, apresentações musicais e montagem de um monumento na praça. Com a participação de diversos grupos parceiros entre os dias 1 e 15 de setembro de 2012.
Após a cerimônia de premiação, os artistas se confraternizaram na porta do Galpão do Folias:
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Parabéns aos vencedores e concorrentes!