Memorial da América Latina tem Festival Ibero-Americano de Teatro e Alceu Valença grátis
Por Miguel Arcanjo Prado
Localizado no coração da Barra Funda, bairro da zona oeste paulistana, o Memorial da América Latina faz 24 anos no próximo dia 18 e antecipa a comemoração neste fim de semana. Quem ganha presente é a população.
O centro cultural projetado por Oscar Niemeyer quer ser um ponto de encontro do paulistano interessado em cultura e lazer.
Várias atividades culturais ocupam o lugar a partir desta sexta (15). Neste sábado (16), quem se apresenta por lá é o cantor nordestino Alceu Valença, às 21h, no Auditório Simón Bolívar (saiba mais sobre o show).
Festival de teatro
Já nesta segunda-feira (18) começa o tradicional Festival de Teatro Ibero-Americano de São Paulo, que vai até 24 de março com peças de países como Argentina e Chile e homenagem a Lima Duarte (veja a programação completa do festival).
Neste fim de semana, as famílias que vierem ao Memorial durante o dia encontrarão condições de curtirem a área livre com conforto. Tendas, barracas e vaporizadores oferecerão sombra e frescor – já que o Memorial, por conta do excesso de concreto, costuma ser um lugar bem quente.
Além disso, ele ganhou mesas para piquenique, wi-fi, pista de caminhada, parquinho infantil, aparelhos de ginástica para adultos e uma lona de circo com programação variada na Praça Cívica do Memorial.
Ainda terá por lá feira com artesanato, comida e bebida latino-americanas, bumba-meu-boi, saraus musicais, teatro de rua, charangas, fanfarras, brincadeiras, oficinas, cinema popular.
O Circo Vox também inicia neste sábado suas atividades a preços populares (saiba mais).
O Memorial da América Latina foi inaugurado em 18 de março de 1989, como lugar de integração dos povos latino-americanos. Já passaram pelo lugar os mais importantes nomes da cultura e da política internacional.
Um dos charmes é o Pavilhão da Criatividade, que conta com uma maquete gigante da América Latina, que costuma encantar adultos e crianças.
Toda a genialidade e o talento ímpar de Oscar Niemeyer!