Por trás do pano – Rapidinhas teatrais
Por Miguel Arcanjo Prado
Feijão Maravilha
Após um ano e meio de pesquisa, a Companhia do Feijão estreia no próximo dia 19 de abril seu mais novo espetáculo, Armadilhas Brasileiras, que comemora os 15 anos da trupe. Ficarao em cartaz sexta e sábado, às 21h, e domingo e segunda, às 20h, até 17 de junho. Depois, pretendem viajar por seis capitais do País. Pedro Pires assina a direção e também a dramaturgia, ao lado de Zernesto Pessoa. No elenco, estão Fernanda Haucke, Fernanda Rapisarda, Flávio Pires, Guto Togniazzolo e Vera Lamy. Eles vivem artistas de um grupo de teatro que encena a história de uma crise econômica que leva os trabalhadores a iniciar um processo revolucionário e tomar o poder. Todas as sessões serão gratuitas e os ingressos estarão disponíveis para o público uma hora antes do início do espetáculo na rua Teodoro Baima, 68, na República. Merda.
Eu vi um duende!
Daniel Prata assina texto e direção do infantil O Mistério do Duende Mágico, em cartaz todo sábado, às 18h, no Teatro Silvio Romero (r. Coelho Lisboa, Tatuapé, tel. 11 2093-2464). O ingresso custa R$ 30 a inteira. No elenco estão Bruno Cavalcanti, Daniel Prata, David Machado, Karina Scott e Vinicius Ribeiro. Baseado na obra dos irmãos Grimm, o espetáculo conta a história de um rei egoísta que sonha em se casar com uma mulher perfeita. Tudo vira uma confusão quando um duende aparece neste reino mágico. As crianças e a Xuxa vão adorar!
Números
Impressiona o tamanho do Festival de Curitiba, que começou na última terça-feira (26) e vai até o próximo dia 7 de abril. São mais de 3.200 artistas, previsão de público de 200 mil espectadores e 400 espetáculos em 80 espaços.
Falando nisso…
A coluna chega ao festival nesta sexta (29). E tudo que rolar por lá a partir de agora você ficará sabendo aqui.
Parabéns pra nós!
Na semana do Dia Mundial do Teatro, celebrado nesta quarta passada (27), a coluna manda os parabéns a todos que fazem o teatro brasileiro, seja no palco, nos bastidores ou na cobertura jornalística e fotográfica. Porque a gente merece!
Em boca fechada…
O novo presidente da Cooperativa Paulista de Teatro, Rudifran Pompeu, está cansado de ver atores falando mal de coleguinhas. Em entrevista ao blog pediu o fim das picuinhas no meio cênico. A coluna dá o maior apoio. Leia tudo o que ele falou.
Crias do Antunes
Estreia nesta segunda (1°), na Sala Beta, do Sesc Consolação, o espetáculo Estações, com orientação de Antunes Filho e coordenação de Emerson Danesi. Em cena, os atores-criadores Jefferson Nogueira, Marcia Nemer Jentzsch, Natália Duarte, Paulo Valentim, Poliana Pieratti e Tiago Martelli. Eles fazem seis cenas independentes. Promete bombar.
Um trem para as estrelas
Está marcado para 6 de abril, às 19h, no Satyros 1, na Roosevelt, em SP, a estreia do primeiro espetáculo do grupo Tragédia Pop – Coletivo Teatral, dirigido pelo amigo da coluna Marcio Tito Pellegrini. O nome da obra é Roberto e a Filologia das Estrelas. Querem dar o que falar. Tomara.
Amizade colorida
Deu Minas com Pernambuco no início deste Festival de Curitiba. Os meninos do Magiluth, do Recife, ficaram cheios de trelelê com a turma do Espanca!, de BH. Unidos venceremos!
Turbulento
Falando no Magiluth, o ator do grupo Giordano Castro sofre com a quantidade voos que anda tendo de enfrentar, por conta da turnê nacional da trupe. É cada turbulência, tadinho…
Alô!
Depois de fazer sucesso na Mostra de Experimentos do Tusp, o espetáculo *555, baseado na vida dos operadores de telemarketing, será apresentado na SP Escola de Teatro da praça Roosevelt, em São Paulo. As sessões serão nos dias 12, 13 e 14 de abril, sempre às 20h, e integram a programação do Festival Baixo Centro. E o melhor: a entrada será gratuita. Estão todos convidados.
Bonecos para adultos
Um espetáculo de bonecos proibido para menores de 16 anos? É isso mesmo. O Grupo Sobrevento, que completa 25 anos, encerra neste domingo (31) a temporada paulistana do espetáculo São Manuel Bueno, Mártir. A obra conta a vida do personagem Dom Manuel, um padre que carrega, como um estigma, a dúvida de sua própria fé e da existência de Deus. É de graça e os ingressos podem ser reservados pelos telefones (11) 4328-3589 e (11) 96337-5013. Tem sessão nesta sexta (29), às 21h, e no sábado e domingo, às 18h e 20h. O endereço do Espaço Sobrevento é rua Coronel Albino Bairão, 42 – Metrô Bresser-Mooca. É bom reservar seu lugar logo, porque estão acabando.
Filme vira peça
Marcelo Serrado, Fernanda Paes Leme, Rafael Infante, Roberto Lobo, Jaime Leibovitch e Sara Freitas estão no elenco do espetáculo Rain Man. O texto de Dan Gordon tem direção de José Wilker e estreia em São Paulo no dia 5 de abril, no Teatro Vivo, no Morumbi. É uma adaptação para o teatro do filme de Barry Morrow, sucesso de 1989 com Dustin Hoffman e Tom Cruise e que levou quatro Oscar.
Leia também:
Fique por dentro do que rola no mundo teatral
Ainda que eu concorde parcialmente com o Rudifran Pompeu, por conta das briguinhas d´egos, ao mesmo tempo acho que as pessoas que discordam de algo devem opinar. Mas, de qualquer forma, acredito que ele fará realmente uma boa gestão. Alguém que tem a capacidade de transcender antagonismos e chamar para a discussão o grupo concorrente, só por esse discernimento já começa a pavimentar o caminho para uma boa gestão.