Público se vinga de políticos corruptos no Festival de Curitiba em comédia do Grupo Farroupilha

Grupo Farroupilha comemora maioridade no Festival de Curitiba com O Arquivo Vivo – Foto: Pedro Bastos
Por Miguel Arcanjo Prado*
Enviado especial do R7 a Curitiba
O riso, além de ser uma boa catarse, também pode ser provocador de reflexão. Este é o meio que o Grupo Farroupilha, de Ipatinga (MG), encontrou para criticar as maracutaias políticas que assolam o País, na comédia O Arquivo Vivo.
Com 18 anos de trabalho, esta é a primeira vez que a trupe mineira participa do Festival de Curitiba, o maior evento teatral brasileiro que começou no último dia 26 e vai até 7 de abril na capital paranaense.
Eles participam do Fringe, a mostra paralela que reúne 374 espetáculos. A ida ao festival é uma realização de um sonho, como conta a atriz Claudiane Dias.
– Sempre tivemos o desejo de vir ao Festival de Curitiba. É um grande desafio, ainda mais para nós que somos do interior de Minas. Tivemos apoio da Usiminas pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e foi possível realizar esse sonho antigo.
De ares calcados no realismo fantástico, o espetáculo conta a história de uma criança arquivada em uma repartição e que acaba por descobrir todas as redes de corrupção do lugar. Propina e Caixa 2, que integram o vocabulário de nossos políticos, fazem parte dos diálogos da história com dramaturgia de Eduardo Moreira e Sinésio Bina a partir do conto de Beto Oliveira. Júlio Maciel assina a direção.
O ator Didi Peres diz que o grupo sempre transitou pela crítica social.
– É um trabalho que mexe com tipos reconhecíveis em qualquer lugar. É um espetáculo bem popular, com um humor ácido. Nossa missão é gerar reflexão sem ser moralista.
*O jornalista Miguel Arcanjo Prado viajou a convite do Festival de Curitiba.
O Arquivo Vivo
Quando: Domingo, 13h30; segunda, 21h; terça, 12h, e quarta, 21h. Até 3/4/2013.
Onde: Teuni – Teatro Experimental da UFPR – Festival de Curitiba
Quanto: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia-entrada)
Classificação etária: Livre
Leia também:
Fique por dentro do que rola no mundo teatral
O Farroupilha agradece a publicação!!!