Por Miguel Arcanjo Prado*
Enviado especial do R7 ao Festival de Curitiba
Fotos de Daniel Isolani/Clix
O estilista curitibano Edson Eddel resolveu causar neste Festival de Teatro de Curitiba. Tanto que criou “com muito carinho” o espetáculo Eddy – Do Lixo ao Luxo.
Protagonista da obra de comédia, ele surge no palco vestido com uma roupa criada a partir de anéis metálicos de latinhas de refrigerante e cerveja, claro que com um toque básico de luz LED, o que o faz ofuscar qualquer um ao seu lado.
Mais do que uma peça de teatro, a obra do moço trata-se de uma festança na qual as roupas do costureiro são apresentadas ao público.
E por falar em plateia, espectador não lhe faltou. Sobretudo as mães das modelos que desfilaram no palco.
Mas para os críticos de teatro de plantão, ele explica que a peça tem um enredo, sim: a história do jovem estilista Eddy, cujo sucesso é atributo do dinheiro de sua mãe. Entendido?
Mas o que mais chamou a atenção do público não foi a história e sim as roupas do estilista que adora misturar peças tradicionais com outras feitas a partir de materiais garimpados na reciclagem. Sobretudo os vestidos de festa que homenagearam os principais times de futebol do Paraná, de São Paulo e do Rio.
Tudo em nome de uma mensagem ecológica.
– Faço estas roupas para mostrar que é possível fazer luxo sem ser desprezível. E é claro que estas roupas de times chamam a atenção.
Ao fim da peça, Edson, empolgadíssimo, deu a definição sobre sua primeira participação no Festival de Teatro de Curitiba.
– A gente fez um espetáculo bonito sem vulgaridade!
Que bom, né, gente?
*O jornalista Miguel Arcanjo Prado viajou a convite do Festival de Curitiba.
Curta nossa página no Facebook!
Veja a cobertura completa do R7 do Festival de Curitiba
Leia também:
Fique por dentro do que rola no mundo teatral