Morre ator Paulo de Tharso aos 52 anos em SP
Por Miguel Arcanjo Prado
Foto de Bob Sousa
Morreu, em São Paulo, nesta terça (14), o ator Paulo de Tharso, aos 52 anos.
O artista foi encontrado, pelo pai, morto em seu apartamento, na avenida São Luís, na região central de São Paulo, apurou o R7.
A família não divulgou a causa da morte.
O artista integrava a Cia. Cemitério de Automóveis, de Mário Bortolotto.
Emocionado, Bortolotto falou ao R7 sobre a perda do amigo e colega de trabalho.
— É uma perda para mim, como amigo, incomensurável. É difícil até falar. E, para o teatro, é uma perda irreparável. O Paulo era um ator brilhante. Antes de ser ator, era músico, era compositor e cantor de rock. Mas vi que ele era um ator nato e o convidei para trabalhar comigo. Tinha um carisma incrível. Era um grande artista.
O ator Sérgio Guizé, protagonista do próximo remake de Saramandaia na Globo, também falou ao R7 sobre o amigo, por telefone, do Projac, os estúdios da Globo, onde grava o folhetim nesta quarta (15).
— Foi um choque saber da morte dele. O Paulo de Tharso era uma das pessoas mais talentosas que eu conheci. Ele não era ator de formação, mas atuava com uma maestria e genialidade. Era um brilho realmente. É uma pena, é muito triste a partida dele, porque ainda tinha muita coisa a nos oferecer.
Guizé contou que, durante uma viagem a Barra do Una, no litoral paulista, ouviu em uma mesa de bar que ele precisava ler o livro de um tal de Paulo de Tharso. Ao que, para surpresa de todos na mesa, revelou que era amigo do autor.
— Ainda bem que tive a oportunidade de contar essa história para ele. Na última vez que estive em São Paulo, antes de ir para o Rio gravar, eu me encontrei com ele. Era sempre um grande presente vê-lo.
O ator Gabriel Pinheiro também lamentou a partida do amigo, a quem definou “artista genial”.
— Infelizmente, poucas tiveram acesso ao trabalho dele. Talvez, agora, as pessoas comecem a entender a dimensão que ele teve como poeta, como cantor, como compositor, como artista. Era um cara genial, que fazia poesia no nível dos grandes poetas.
O corpo de Paulo de Tharso será velado na tarde desta quarta, na sede da Cia. Cemitério de Automóveis, na rua Frei Caneca, 384, na região central de São Paulo.
Depois, o corpo será cremado.
Curta nossa página no Facebook!
Leia também:
Fique por dentro do que rola no mundo teatral