Cassio Scapin celebra Myriam Muniz com peça
Por Miguel Arcanjo Prado
Uma das principais atrizes dos palcos brasileiros ganha espetáculo para contar sua história ao mesmo tempo em que faz uma homenagem ao ofício que ela sempre defendeu.
Estreia neste sábado (12), no Centro Cultural Banco do Brasil de São Paulo, a peça Eu Não Dava Praquilo. Na montagem, o ator Cássio Scapin mergulha na vida da atriz Myriam Muniz (1931-2004), um dos grandes ícones do nosso teatro.
O monólogo traz a história da dramaturgia brasileira de pano de fundo, com depoimentos e fatos vividos pela lendária atriz e professora teatral. Formada pela Escola de Arte Dramática da USP, a EAD, em 1961, a atriz atuou nos principais grupos teatrais de sua época, como o Teatro Oficina, o TBC e o Teatro de Arena. No cinema, também fez história em longas como Macunaíma, em 1969, e Nina, em 2004, seu último trabalho.
E o poder de influência de Myriam Muniz não ficava só no ambiente teatral. Ia além. Basta lembrar que foi ela quem dirigiu Elis Regina no histórico show Falso Brilhante, em 1976, que fez temporada de sucesso com mais de 1.200 sessões lotadas no Teatro Bandeirantes, em São Paulo, e revolucionou a carreira da cantora.
A dramaturgia é criação de Scapin em conjunto com Cássio Junqueira. Elias Andreato, parceiro antigo do ator, assina a direção. Outro da turma, Fabio Namatame assina cenário e figurino. Wagner Freire, a luz.
Cassio Scapin define Myriam Muniz como “impulsiva, intuitiva, generosa, de uma generosidade hoje rara nos palcos”. Já Andreato diz que ela foi “uma sacerdotisa do teatro”, responsável por muitos artistas se enamorarem pelas artes cênicas.
Eu Não Dava Praquilo
Quando: Sábado, 20h; domingo, 19h; segunda, 20h. 60 min. Até 23/8/2013
Onde: CCBB-SP (r. Álvares Penteado, 112, Metrô Sé, São Paulo, tel. 0/xx/11 3113-3651)
Quanto: R$ 6 (inteira) e R$ 3 (meia-entrada)
Classificação etária: 16 anos
Curta nossa página no Facebook!
Leia também:
Fique por dentro do que rola no mundo teatral
Grande e querido Cássio!!!!!!!
Já tinha uma impressão positiva do Oristanio e agora o vendo postar no blog, só consolido a ideia de que é boa pessoa, sem o terrível ego inflado que algumas celebridades lamentavelmente ostentam.
Essa foto está muito bonita. A Muniz ficou com um quê de Maria Callas. Toda uma diva!