Por Miguel Arcanjo Prado
A internet é o presente da comunicação. O grupo de teatro Engenho Burlesko, de Governador Valadares (MG), sabe disso. Tanto que resolver passar o chapéu na rede para tentar financiar a turnê da peça Deus e o Diabo no Caminho do Sol. O sonho deles é fazer apresentações em Duque de Caxias (RJ), Santo André (SP) e Curitiba (PR).
Mas, para isso, precisam arrecadar R$ 6.000. O local da campanha pela grana é o Facebook. Ao R7, o grupo conta que nenhum político da cidade resolveu ajuda-los ainda. O diretor, Douglas Apelfeller Leite, afirma que “trabalhar com teatro é uma luta de foice diária”. E lamenta uma constatação à qual chegou.
— Muitos empresários acreditam que investir em cultura é fazer uma caridade aos artistas e não realizar um investimento na formação da sociedade e uma possibilidade de marketing cultural.
O grupo já bateu em várias portas. Ninguém abriu.
— Como nenhum empresário nem o poder público quis nos ajudar, a solução foi buscar incentivo e apoio das pessoas físicas mesmo. Por isso, iniciamos a campanha na internet.
A trupe afirma que fazer teatro no interior mineiro “não é diferente das demais realidades”. Diz que as companhias incipientes precisam conciliar outras atividades laborais com o teatro que fazem, como forma de sobrevivência, o que “acaba dividindo o processo criativo”. O diretor demonstra ter esperança.
— Pretendemos que essa rodada de chapéu online ajude-nos a mostrar nosso trabalho e a força do teatro do interior mineiro. Queremos representar nossa cultura. A nossa peça é baseada no norte de Minas e na região do Vale do Jequitinhonha. Ainda não obtivemos um retorno desejado. Há muitos curiosos e poucos colaboradores, mas estamos confiantes.
O grupo Engenho Burlesko foi criado em 2011. Atualmente, além de Douglas, a companhia é composta por Breno Lopes e Silva, Douglas Leite, Dudu Pires, Graziela Souto, Nicolle Sá, Rodrigo Limeres e Túlio Bernardes.
Para colaborar, clique aqui!
Curta nossa página no Facebook!
Leia também:
Fique por dentro do que rola no mundo teatral