José Henrique Fabre Rolim é o novo presidente da APCA, a Associação Paulista de Críticos de Artes
Por Miguel Arcanjo Prado
Uma das mais tradicionais instituições culturais do Brasil tem nova diretoria. José Henrique Fabre Rolim é o novo presidente da APCA (Associação Paulista de Críticos de Artes).
Ele foi eleito por unanimidade em assembleia realizada por membros da instituição, no auditório Vladimir Herzog do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo, no centro paulistano, na noite desta quarta-feira (21), da qual este vosso jornalista participou. Ele ficará à frente da APCA no biênio 2013/2015.
Fabre Rolim é associado da APCA desde 1977 e exerceu o cargo de tesoureiro da instituição nos últimos quatro anos, época em que foi presidida pelo crítico Aguinaldo Cristofani Ribeiro da Cunha (Teatro).
Em sua despedida do cargo de presidente, Cristofani fez discurso emocionado, lembrando da tradição da APCA e do reconhecimento que ela tem pela classe artística e sociedade brasileira de um modo geral. Ele foi aplaudido por todos os membros presentes. Em sua fala, o novo presidente disse que trabalhará para manter o que foi feito e avançar ainda mais.
A chapa eleita é composta por: Presidente – José Henrique Fabre Rolim (Artes Visuais); Vice-Presidente – Rubens Ewald Filho (Cinema); Secretário – Fernando Serapião (Arquitetura); Tesoureiro – Inês Fernandes Correia (Música Popular). O novo Conselho Fiscal da APCA é composto por Dalva de Abrantes (Artes Visuais), Evaristo Martins de Azevedo (Teatro) e Gustavo Ranieri (Literatura).
Tradição
A APCA tem histórico de muita tradição. Em 31 de agosto de 1951 foi fundada a Associação Brasileira de Críticos de Teatro (ABCT), por iniciativa de um grupo de oito críticos teatrais liderados por Nicanor Miranda.
Em 1956, sob presidência de Décio de Almeida Prado, a entidade mudou o nome para Associação Paulista de Críticos de Teatro (APCT).
Em 1971, o crítico teatral português João Apolinário, então presidente da APCT, fez a proposta de ampliar a entidade, que passou a abrigar outras áreas artísticas, como forma de se fortalecer no contexto de perseguição política da ditadura militar. Em 1972 o nome da instituição passou a ser APCA.
O prêmio da APCA é distribuído anualmente por cerca de 60 críticos em 11 categorias artísticas, sempre com votação no fim de cada ano e cerimônia de entrega no começo do ano posterior. Ele é um dos mais respeitados prêmios do Brasil. Atualmente, as áreas da APCA são: Artes Visuais, Dança, Arquitetura, Música Popular, Música Erudita, Cinema, Literatura, Televisão, Teatro, Teatro Infantil e Rádio.
Curta nossa página no Facebook!
Leia também:
Fique por dentro do que rola no mundo teatral
Parabéns a Cristofani pelo legado e boa sorte ao Fabre Rolim!