Música e menores infratores inspiram peça em SP
Por Miguel Arcanjo Prado
A poesia trágica de uma música unida à dura realidade de uma juventude que já começa detrás das grades está detrás da peça Maria Inês ou o Que Você Mata para Sobreviver?, montagem que a Cia. Ato Reverso reestreia neste sábado (26), na Casa Livre, em São Paulo.
O espetáculo acaba de fazer temporada mexicana, no 9º Encontro Internacional de Escolas Superiores de Teatro, no começo deste mês, como conta uma das diretoras, Nathália Bonilha, ao Atores & Bastidores do R7.
— Tivemos uma recepção ótima do público, mesmo eles não entendendo completamente o português. Tivemos também oportunidade de ouvir retorno sobre a peça de outros artistas latinos.
A obra, dirigida por Luiza Romão e Nathália Bonilha, é inspirada na música Maria Inês, do grupo Karnak.
A canção conta a história da mulher que mata o marido, o cunhado e o sobrinho para se salvar. Daí partiu a dramaturgia construída por Sofia Botelho, como lembra Bonilha.
— Usar a música veio do desejo de discutir a sobrevivência no mundo. No processo, a canção foi lembrada por mim, por ter uma personagem com forte veia trágica. Pensando em ampliar essa relação de sobrevivência e conhecer pessoas reais, fomos à Fundação Casa, repleta de adolescentes que tentam sobreviver a cada.
A companhia faz um panorama da personagem com a situação atual de caos da sociedade. Para tanto, foi fundamental o laboratório com adolescentes infratores no começo do ano.
O grupo afirma que trabalhou com a “sociedade estruturada sob a lógica da barbárie”, na qual a sobrevivência individual se dá sem escrúpulos. Assim, ficção e documentário se unem na peça. Bonilha espera que esta não seja a última temporada da montagem, que já esteve em outros dois espaços paulistanos.
— A expectativa é apresentar mais vezes e encontrar mais pessoas. Queremos continuar com a peça por mais um tempo e circular por outras cidades também.
Histórico do grupo
A Cia. Ato Reverso é formada por atores oriundos do curso de artes cênicas da Universidade de São Paulo (USP).
O grupo foi fundado em 2012 e diz que sua missão é promover diálogo entre ficção e realidade, “criando maior intimidade com o público”.
A trupe já teve contato com diretores renomados, como Antônio Araújo, André Guerreiro Lopes, Adolf Shapiro, Marcelo Lazzaratto, José Fernando Azevedo e Yara de Novaes.
No elenco da peça, estão Bárbara Lins, Luana Gregory, Lucas Oranmian, Mayra Coelho e Naia Soares.
Maria Inês ou o Que Você Mata para Sobreviver?
Quando: sábado, 21h, domingo, 19h. Até 1º/12/2013
Onde: Casa Livre (rua dos Pirineus, 107, Campos Elíseos, metrô Marechal Deodoro, São Paulo, tel. 0/xx/11 3257-6652)
Quanto: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada)
Classificação etária: 14 anos
Veja as dicas da Agenda Cultural
(toda sexta, ao vivo, meio-dia, na Record News)
Curta nossa página no Facebook!
Leia também:
Fique por dentro do que rola no mundo teatral
Lamentavelmente, é uma realidade.