Ícone do site Blog do Arcanjo

Domingou – Fogo no Memorial é golpe em todos nós

Auditório Simon Bolívar do Memorial da América Latina pega fogo nesta sexta (29) – Foto: Record News

Por Miguel Arcanjo Prado

Sou literalmente vizinho do Memorial da América Latina. Moro pertinho dele. Gosto tanto do lugar, que fiz questão de posar lá para o retrato que Bob Sousa teimou em fazer deste vosso escriba para seu livro, Retratos do Teatro, lançado com toda pompa na última quarta (27) no Sesc Consolação, em São Paulo.

O Memorial diz muito do que sou, do que penso, de como enxergo o mundo. E é por ter essa relação tão carinhosa, praticamente familiar com ele, que foi com um aperto no peito que vi o auditório Simón Bolívar ser consumido por chamas nesta sexta (29). E vi literalmente, porque justamente voltava para a casa, passando em frente a ele, quando o fogo começou e teimou em não parar enquanto quis.

Vi bombeiros em atos heroicos para salvar o patrimônio, alguns até exagerados, já que punham suas vidas em risco, como se empinar em guindastes, adentrando a cortina de fumaça, deixando a todos na rua apreensivos.

Saguão do prédio que pegou fogo durante a festa de abertura do Festival de Cinema Latino-Americano de SP

Lembro-me que sempre que estava no Simón Bolívar, ficava impressionado com seu conforto, seja das cadeiras revestidas de tecido preto, ao assoalho acarpetado e nas paredes cobertas com o belíssimo painel de nossa centenária Tomie Ohtake, também destruído pelas labaredas. É absurdo que o local com tanta coisa propensa à combustão não tivesse um eficiente sistema de combate a incêndio.

Sou frequentador assíduo de tudo o que acontece no auditório. Primeiro porque quase toda a programação é gratuita e de qualidade indiscutível. Segundo, porque, como já contei, é do lado de casa.

Lembro-me de ter ido a eventos importantíssimos, como a um show de Flávio Venturini que me emocionou com a música de minha terra, Belo Horizonte.

Também não costumo perder os ótimos filmes de nossos vizinhos exibidos no espaço, no Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo, cuja imperdível festa de encerramento já é evento obrigatório em agenda anual familiar.

Jovens bolivianas posam em frente à estátua Simón Bolívar, na entrada do auditório homônimo que pegou fogo no Memorial – Foto: Miguel Arcanjo Prado

Isso sem falar nas festas pátrias dos países latinos, como as comemorações da Independência da Argentina ou da Bolívia, que sempre animam o local e tornam o castelhano seu idioma principal – a festa boliviana é a mais linda de todas.

E ainda tem o Festibero, o Festival Ibero-Americano de Teatro de São Paulo, desde 2008 sediado no Simón Bolívar, que tem a estátua do libertador andino diante de sua entrada – esta se salvou das chamas, felizmente.

Por isso, ter de ver o fogo e descrever o incêndio ao vivo para a Record News por telefone nesta sexta (29), foi doloroso. Porque o Memorial da América Latina é como se fosse o quintal de minha casa.

É um lugar lindo, projetado por Oscar Niemeyer e idealizado pelo grande Darcy Ribeiro, como projeto primordial para a integração cultural latino-americana, infelizmente, ainda hoje, 24 anos após sua inauguração, ainda projeto a ser cumprido.

É por ter tamanha importância, não só para gente como eu, mas para o mundo inteiro, que o Auditório Simón Bolívar merece ser reerguido o quanto antes. O governador disse que havia seguro e que a reconstrução será feita. Esperemos de olho, porque o Teatro Cultura Artística da rua Nestor Pestana, no centro paulistano, consumido pelo fogo em 2008, até hoje não foi reaberto.

E que, na reforma, sejam tomadas todas as precauções para que o auditório do Memorial – e qualquer outro monumento cultural – não seja novamente transformado em cinzas de uma hora para a outra, deixando a todos nós com um nó na garganta, vítimas de um golpe cruel.

Imagem interna do Auditório Simón Bolívar do Memorial, com o painel em tapeçaria da artista plástica Tomie Ohtake ao fundo: labaredas consumiram tudo em poucas horas; veja a galeria – Foto: Divulgação

Curta nossa página no Facebook!

Leia também:

Fique por dentro do que rola no mundo teatral

Descubra tudo o que as misses aprontam

Tudo que você quer ler está em um só lugar. Veja só!

Please follow and like us:
Sair da versão mobile