Por trás do pano – Rapidinhas teatrais

A partir do alto, em sentido, horário: Robson Catalunha, Fabio Penna e Júlia Bobrow, atores do grupo Os Satyros: peça promete sexo explícito em uma das peças com transmissão pela internet – Foto: André Stéfano
Por MIGUEL ARCANJO PRADO
Sexo (além do) verbal
O diretor Rodolfo García Vázquez e seu grupo Os Satyros farão uma maratona de nove horas seguidas para comemorar os 25 anos da companhia no próximo sábado (8), a partir das 16h. A série se chama E Se Fez a Humanidade Ciborgue em Sete Dias. Ah, é a tal série que terá a divulgada cena de sexo explícito transmitida online, como se fez todo o estardalhaço possível nos últimos dias. A coluna verá na estreia e depois conta tudo direitinho.
Para o alto e avante!
Integrantes do grupo Os Satyros estarão em cima do carro alegórico Salomé, da tradicional escola de samba paulistana Vai-Vai, no desfile desta sexta (28) no Anhembi, em São Paulo. A agremiação homenageia a cidade de Paulínia.
Agenda Cultural da Record News (toda sexta, meio-dia)
Eu voltei
Hugo Possolo volta neste sábado, às 22h, com o monólogo Eu Cão Eu, dirigido por Rodolfo García Vázquez. No Espaço dos Parlapatões, na praça Roosevelt, em São Paulo.
Racismo
A prisão injusta do ator Vinícius Romão de Sousa, no Rio, reverberou na classe artística. O ator Reynaldo Machado, que foi estrela da montagem de Hair de Charles Möeller e Claudio Botelho, botou a boca no trombone: “Um negro é ator e psicólogo, mas trabalha como vendedor de roupa num shopping. Saindo do trabalho é confundido com um ladrão por uma mulher. Ela o acusa injustamente. Ele vai preso, passa 15 dias na cadeia e depois é liberto provisoriamente. Por que isso? Porque ele é negro. E quem vai negar?”. A coluna reforça: quem?
Noite de gala
A APCA entrega seu prêmio no dia 11, às 19h30, no Teatro Paulo Autran, em São Paulo, em cerimônia para convidados. Saiba mais detalhes.
Mesmo dia
O Prêmio Shell resolveu mais uma vez marcar sua entrega na mesma data da APCA, como havia feito no ano passado: o prêmio carioca será entregue também na noite do dia 11, no Espaço Tom Jobim, no Jardim Botânico. É uma pena dois prêmios tão importantes para nosso teatro terem de dividir o holofote na mesma noite…

Renata Sorrah recebe Prêmio Shell de melhor atriz por Esta Criança em 2013: agora ela vai apresentar a festa no Rio e também em São Paulo – Foto: Marcos Issa/Argosfoto
Sorrah à frente
Já o Prêmio Shell de São Paulo será entregue no dia 18, na Estação São Paulo, em Pinheiros. Renata Sorrah vai apresentar tanto no Rio quanto em São Paulo.
Artista na folia
O bloco Agora Vai, que completa 10 anos e reúne a turma sacudida da Cia. São Jorge de Variedades, promete reunir a nata do teatro alternativo paulistano na Terça-feira de Carnaval, a partir das 17h, no largo Padre Péricles, na Barra Funda. Prometem fazer o Minhocão tremer, como sempre. Um trecho da marchinha tema deste ano diz: “Tem rolezinho no jardim do elevado”. Eita.
Cartas marcadas?
Tem muita gente por aí com a absoluta certeza de que a lista dos aprovados para as oficinas com artistas estrangeiros na MITsp (Mostra Internacional de Teatro de São Paulo) só tinha cartas marcadas. Se o objetivo era inscrever gente tarimbada, por que então abrir inscrições para todo mundo? A pergunta que não quer calar…
Moral e bons costumes
E a polêmica sobre o musical Jesus Cristo Superstar? Tem gente por aí garantindo que ela tem pelo menos 40 anos de idade. E de atraso intelectual, é claro.
Novidade
Jarbas Homem de Mello anunciou a Ronnie Von: Cantando na Chuva será o próximo musical dele e de sua namorada, Claudia Raia.
Manhattan 1
André Torquato, nosso jovem e talentoso ator de musicais, está adorando a temporada de estudos em Nova York. Mas tem dias em que morre de saudade do cinza de São Paulo. A gente entende.
Manhattan 2
Falando em Nova York, o nosso ator, cineasta e muso Joaquim Lino também anda estudando por lá. Ele mandou para a gente um registro dele na Big Apple. Para ninguém morrer de saudade.
Pediu pra sair
Após o sucesso da montagem Vira-Latas de Aluguel, o ator e diretor Daniel Gaggini resolveu deixar o Cine Favela de Heliópolis, na zona sul de São Paulo. Sai com a sensação de missão cumprida em busca de novos desafios. Vai deixar saudade por lá.
Filho pródigo?
Teve gente que se assustou ao ver Lee Taylor circulando pelo Sesc Consolação, pensando que o ator estava de volta ao CPT (Centro de Pesquisa Teatral) de Antunes Filho. Doce engano. Ele só estava por lá acertando os detalhes de sua peça com o NAC (Núcleo de Artes Cênicas) que estreia no Espaço Beta do terceiro andar no dia 24 de março. Saiba mais.
Pegou bem
O fato de Lilia Cabral ter ido ao primeiro dia de aula da EAD (Escola de Arte Dramática da USP) e ter participado da homenagem a professores da instituição levantaram a bola da atriz junto à classe artística paulistana.

Bob Sousa posa com os alunos do curso de fotografia teatral no Sesc Consolação – Foto: Franklin Diogenes
O curso do Bob
Olhe aí, acima, que bonita, a turma do curso de fotografia teatral dado por Bob Sousa, nosso grande retratista, no Sesc Consolação, em São Paulo. Os aprendizes fotografaram Nossa Cidade, de Antunes Filho, no Teatro Anchieta, e Zucco, da Ordinária Companhia, no CIT-Ecum. Começaram com tudo.
Gente que trabalha
Os musicais da cidade seguem firmes e fortes no fim de semana de Carnaval. Crazy for You, no Teatro Bradesco, Tim Maia – Vale Tudo, no Teatro Procópio Ferreira, O Rei Leão, no Teatro Renault, A Madrinha Embriagada, no Teatro do Sesi, e Alice, o Musical, no Teatro Fernando Torrres, seguem sua programação normal durante o reinado de Momo. O público paulistano agradece.
Curta nossa página no Facebook!
Leia também:
Fique por dentro do que rola no mundo teatral