Por MIGUEL ARCANJO PRADO
Enviado especial do R7 a Curitiba*
Fotos de DANIEL ISOLANI/Clix
Um grupo barulhento de cinco estudantes do segundo ano de teatro da PUC Paraná chamou a atenção na porta do Teatro Guairão, na noite desta quarta-feira (2). Com cartazes improvisados em folhas de cadernos e muitos gritos, eles imploravam por ingressos para ver a peça Jim, na qual o galã Eriberto Leão canta sucessos do The Doors.
O espetáculo integra a Mostra Oficial do Festival de Teatro de Curitiba, que vai até o próximo domingo (6), com quase 500 peças na capital paranaense. Como os ingressos para Jim custavam R$ 60 a inteira e R$ 30 a meia-entrada, os estudantes disseram ao Atores & Bastidores do R7 que não tinham dinheiro para comprar as sonhadas entradas. Eles revelaram fazer parte do Movimento Sem Ingresso.
André Cavalli, de 18 anos, morador de Colombo, na Grande Curitiba, afirmou que não precisa ter vergonha em pedir.
– Eu acho caro, porque o teatro é cultura. Só cobram mais caro porque o ator é de uma emissora grande.
Sua amiga, Érica Pires, de 19 anos, natural de Siqueira Campos, no interior do Paraná, contou que já conseguiu ver três peças da Mostra Oficial na base da doação.
– Vamos nas peças grátis também, mas gostamos também de ver as que tem famosos. Queremos ver todas.
Rafael Norbiato, também do grupo, falou que “as peças de globais são caras só porque os atores têm renome” e que “o governo deveria dar incentivo para que dessem os lugares que sobram para os estudantes”. Segundo ele, “sempre sobra algum assento”.
A manifestação comoveu a advogada Ariana Petrovski e a empresária Kathia Gasparin. Elas tinham ingressos sobrando e doaram aos estudantes. Ariana contou que uma pessoa “desistiu na última hora”, ao que Kathia completou: “Vimos que eram estudantes, então resolvemos doar. Quem não foi estudante um dia?”.
Pouco tempo depois, a reportagem encontrou os amigos dentro do Guairão, subindo contentes as escadas com tapete vermelho do mais tradicional teatro paranaense. O grupo ainda tinha os estudantes Gabriela Figueiredo e Ed Boeing.
“Tá vendo, deu certo!”, disseram, satisfeitos.
*O jornalista Miguel Arcanjo Prado viajou a convite do Festival de Teatro de Curitiba.
Leia a cobertura completa do R7 no Festival de Teatro de Curitiba!
Curta nossa página no Facebook!
Leia também:
Fique por dentro do que rola no mundo teatral