Bibi Ferreira celebra 92 anos com vida no palco
Por MIGUEL ARCANJO PRADO
Talvez só Dercy Gonçalves tenha superado a longevidade artística de Bibi Ferreira. A atriz completou 92 anos de vida e de carreira, já que atua desde que nasceu, no último domingo (1º).
Filha do ator brasileiro Procópio Ferreira com a bailarina argentina Aída Izquierdo, Abigail Izquierdo Ferreira segue em cartaz com seu formidável Bibi — Histórias & Canções no Teatro do Shopping Frei Caneca, em São Paulo.
Com fôlego de menina, surpreende a plateia com jovialidade e apuro técnico vocal. Quem não viu corra para ver. Bibi continua a nossa grande atriz de sempre, segurando o trono de maior nome dos musicais brasileiros.
O espetáculo é bem-humorado, com Bibi, piadista, revelando histórias de seu passado entremeadas por músicas que sintetizam sua trajetória brilhante.
Em plena época de Copa do Mundo, Bibi Ferreira vai passar os fins de semana não vendo jogos de futebol pela TV, mas, sim, no palco, comunicando-se com sua plateia. Faz muito bem.
Vida longa a Bibi!
Crítica: Bibi mostra por que é diva (publicada em 13/8/2012)
O espetáculo Bibi – Histórias e Canções, em cartaz no Teatro do Shopping Frei Caneca, em São Paulo, é um verdadeiro depoimento vivo de técnica, talento e incrível força de uma grande atriz e cantora.
Espirituosa, Bibi segura o exigente público paulistano nas mãos. Afinal, íntima dos palcos da cidade, se sente em casa.
Sente-se tão à vontade que se permite brincar, tal qual uma garotinha de 13, 14 anos, a idade que jura que tinha quando os grandes fatos contados na montagem lhe aconteceram. O público ri. O público chora. O público é feliz com Bibi.
Este jornalista que vos escreve, na estreia se atreve a gritar “linda!”. Ela para tudo. E pede que a plateia repita o elogio. E ainda diz que, pelo fato de a imprensa andar espalhando por aí que ela tem 90 anos, ficou mais difícil arrumar namorado. E finaliza, afirmando estar solteira e disponível. O público delira com Bibi.
Ao revisitar as canções que marcaram sua trajetória de nove décadas de vida, Bibi Ferreira passa pelo que de melhor produziu a música do século 20, que viveu plenamente, com glória e saúde.
Dirigida por João Falcão e acompanhada da orquestra impecável regida pelo maestro Flávio Mendes, Bibi interpreta 30 músicas. Vai das grandes óperas e musicais da Broadway a clássicos de nossa MPB e até faz pilhéria com nosso Hino Nacional. Bibi pode. E, claro, canta Edith Piaf, e brinca dizendo que vive às custas da diva francesa há 27 anos.
O amigo e empresário Nilson Raman faz justa participação para fazer dobradinha com a diva. E conta que ela vai se apresentar em Nova York. Mais do que merecido. O mundo precisa testemunhar que o Brasil tem Bibi.
Palavras são pequenas para descrever o que é ver Bibi no palco. Porque ela é maior que o próprio palco. Bibi Ferreira é o próprio teatro brasileiro, vivo, resistente, talentoso e feliz. Viva Bibi.
Bibi – Histórias & Canções
Avaliação: Ótimo (leia a crítica)
Quando: Sexta e sábado, 21h; domingo, 19h. 80 min. Até 27/7/2014
Onde: Teatro Shopping Frei Caneca (r. Frei Caneca, 569, 6º andar, Consolação, tel. 0/xx/11 3472-2226)
Quanto: R$ 120 a R$ 160
Classificação etária: 14 anos
Curta nossa página no Facebook!
Leia também:
Fique por dentro do que rola no mundo teatral
Parabéns à nossa grande musa Bibi!
Bibi é tudo!