Por MIGUEL ARCANJO PRADO
Gabriela Duarte que levar ao palco a discussão existencial presente na obra de Ingmar Bergman (1918-2007), diretor sueco considerado um dos gênios do cinema do século 20. Ela protagoniza a peça Através de um Espelho, adaptação do filme homônimo de 1961 que estreia no Teatro Anchieta do Sesc Consolação no próximo dia 5 de setembro.
Ulysses Cruz é o diretor responsável pela adaptação para os palcos e convocou Nelson Baskerville para viver o patriarca de uma família em frangalhos que se vê obrigada a passar a limpo seu passado com o retorno da filha, Karin, papel de Gabriela.
Foi a atriz quem teve a ideia de fazer a montagem do texto no Brasil, após ver a versão teatral de Jenny Worton em Nova York dois anos atrás.
Diz que saiu do teatro tocada. “A peça nunca mais me saiu da cabeça”, conta a filha de Regina Duarte. Gabriela ainda revela que a montagem lhe fez rever por muito tempo algumas perguntas fundamentais da vida.
O velho solitário interpretado por Baskerville serve de alterego para o próprio Bergman no texto, reescrito por Marcos Daud e Valderez Cardoso, que deram um toque coloquial à obra. O diretor diz que fizeram “a peça se comunicar efetivamente com o público brasileiro”. E Cruz ainda provoca: “Não me interesso nem um pouco pelos dilemas escandinavos se esses não forem os nossos dilemas. Essa peça tem de se comunicar com o seu Zé e a dona Maria e ainda por cima não deixar de ser Bergman”.
No elenco, ainda estão os atores Marcos Suchara e Lucas Lentini.
Através de um Espelho
Quando: Sexta e sábado, 21h; domingo, 18h. Estreia dia 5/9/2014. 75 min. Até 4/10/2014.
Onde: Teatro Anchieta do Sesc Consolação (r. Dr. Vila Nova, 245, Vila Buarque, São Paulo, tel. 0/xx/11 3234-3000)
Quanto: R$ 30 (inteira); comerciários e dependentes pagam R$ 6
Classificação etária: 12 anos
Curta nossa página no Facebook!
Leia também:
Saiba o que os atores fazem nos bastidores