Músicos provocam risos com homenagem a maestro; fãs de peça gaúcha acusam montagem de plágio
Por MIGUEL ARCANJO PRADO
Nada melhor do que homenagear um grande músico do que executando sua obra em um concerto.
Esta é a proposta, pelo menos para o público desavisado, do espetáculo Let’s Duet – Homenagem a Malitchewsky, que é apresentado no Tucarena (r. Monte Alegre, 1024), em São Paulo. Toda quarta, às 21h, até o fim de novembro, com entrada a R$ 40.
Com muito bom-humor, os atores e músicos Daniel Tauszig e Leonardo Padovani desvendam cada passo da vida do artista, que, segundo eles, ia com desenvoltura do erudito ao pop, passando pela música experimental e até pela tradição chinesa.
É claro que não ficam de fora os arroubos temperamentais do homenageado, que só encontrou a paz no fim da vida.
Contudo, uma dúvida fica no ar: o tal de Malitchewsky realmente existiu? É claro que não. Tudo não passa de uma brincadeira para provocar fartas risadas.
Atualizado em 27/9/2014
Acusação de plágio
Fãs da peça gaúcha Tangos & Tragédias, criada há exatos 30 anos, acusaram a peça Let’s Duet de ser um plágio desta nas redes sociais.
A polêmica cresceu tanto que a filha do ator Hique Gomez, um dos criadores de Tangos & Tragédias, a escritora Clara Averbuck, chegou a ver a peça Let’s Duet, para tirar a dúvida. Saiu de lá afirmando que achou tudo “parecido demais”.
Já a equipe da peça em cartaz no Tucarena soltou comunicado para negar o plágio, e diz que o visual é inspirado em Tim Burton.
“Conversamos, na data de hoje, com Hique Gomez e lhe explicamos todo esse mal entendido. Iremos também procurar a esposa de Nico. Somos admiradores do fenômeno Tangos & Tragédias e não nos referimos especificamente a eles porque as similaridades decorreram de uma característica do processo criativo. Gostaríamos de ter percebido, mas não aconteceu. É humano. Temos orgulho de nosso trabalho e estamos tentando com essa nota esclarecer essa situação. Envolvidos em nossa criação, erramos em não perceber o quanto ficamos parecidos com eles. Por isso pedimos desculpas a todos os fãs, admiradores e ao Tangos & Tragédias“, diz o texto da nota.
Curta nossa página no Facebook!
Leia também:
http://zh.clicrbs.com.br/rs/entretenimento/noticia/2014/09/tudo-remete-ao-plagio-diz-esposa-de-nico-sobre-peca-inspirada-em-tangos-tragedias-4595280.html
http://entretenimento.uol.com.br/noticias/redacao/2014/09/11/espetaculo-em-sao-paulo-e-acusado-de-plagiar-tangos–tragedias.htm
Informações imprescindíveis para que o público possa ter acesso sobre a polêmica que não está na matéria do R7.
Denise, a matéria foi atualizada, obrigado!