Por MIGUEL ARCANJO PRADO
Os membros da APCA (Associação Paulista de Críticos de Artes), entidade da qual este jornalista é membro, realizaram na noite desta segunda (1º), no Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo, votação para a escolha dos melhores do ano pela 59ª edição do prêmio.
Votaram em teatro os críticos: Afonso Gentil, Aguinaldo Cristofani Ribeiro da Cunha, Carmelinda Guimarães, Edgar Olímpio de Souza, Evaristo Martins de Azevedo, José Cetra Filho, Kyra Piscitelli, Marcio Aquiles, Maria Eugênia de Menezes, Michel Fernandes, Miguel Arcanjo Prado, Tellé Cardim e Vinício Angelici. A cerimônia de entrega dos troféus deverá acontecer no fim do primeiro trimestre de 2015, em data ainda a ser divulgada, no Teatro Paulo Autran do Sesc Pinheiros, em São Paulo.
Veja a lista completa de vencedores em 2014 da APCA em todas as categorias!
O crítico teatral Vinicio Angelici diz que a votação é um “balanço final”.
— A gente procura, da melhor maneira possível, premiar os melhores. Como são muitas peças em cartaz, fica difícil. Então, acaba às vezes ficando alguma peça injustiçada, mas procuramos sempre fazer o melhor.
O crítico Aguinaldo Cristofani Ribeiro da Cunha, que já presidiu a APCA, afirma que o processo de votação “é tenso” e “de muita responsabilidade”, porque “há muita coisa boa”.
—É sempre difícil, porque a temporada teatral paulista é muito rica e variada. Se fosse possível premiar muito mais a gente faria isso.
O crítico Evaristo Martins de Azevedo, por sua vez, revela que 2014 “sem dúvida, foi o ano mais disputado”.
— Os debates foram muito acalorados, com votação até em três turnos. Se houve discussões com tantos argumentos favoráveis a tantos espetáculos é porque a cena foi realmente muito boa. Então, esses debates, apesar de sairmos frustrados algumas vezes ou contentes em outros momentos, refletem um momento muito importante para o teatro paulista.
Veja quem levou o APCA 2014 em teatro:
Melhor autor/dramaturgo
Newton Moreno e Alessandro Toller por O Grande Circo Místico
Melhor atriz
Laila Garin, por Elis, a Musical
Melhor ator
Cleto Baccic, por O Homem de la Mancha
Melhor diretor
Marco Antônio Pâmio, por Assim É (Se lhe Parece)
Melhor espetáculo
Empate: O Homem de la Mancha e Pessoas Perfeitas, do grupo Os Satyros
Prêmio Especial
MITsp (Mostra Internacional de Teatro de São Paulo)
Grande Prêmio da crítica
Laura Cardoso
Veja a lista completa de vencedores em 2014 da APCA em todas as categorias!
Curta a nossa página no Facebook
Leia também:
Saiba o que os atores fazem nos palcos e nos bastidores