Campanha quer levar 400 mil mineiros ao teatro
Por MIGUEL ARCANJO PRADO
Já é tradição há 41 anos em Minas Gerais. O mês de janeiro chega e, com ele, além das férias de verão, vem também o momento de conferir o que há de melhor nos palcos.
Para os mineiros, começo de ano é tempo da Campanha de Popularização do Teatro e da Dança, que começa nesta terça (6) e vai até o dia 8 de março em Belo Horizonte, Juiz de Fora, Nova Lima, Betim e Itabirito, estas duas últimas cidades participantes pela primeira vez.
Os ingressos para os 161 espetáculos têm preço popular, como manda a tradição: custam entre R$ 5 e R$ 15. Nem dá para reclamar que ir ao teatro dói no bolso.
A organização é do Sinparc (Sindicato dos Produtores de Artes Cênica de Minas Gerais). Na programação, tem de tudo para todos os gostos.
Na dança, destaque para as apresentações dos grupos Primeiro Ato, Armatrux e Quik. Entre os espaços culturais que sediam a Campanha estão o Centro Cultural Banco do Brasil de BH, na praça da Liberdade, e a Funarte-MG, na praça da Estação.
Sempre voltam na Campanha peças já conhecidas pelos mineiros, como Aqueles Dois, da Cia. Luna Lunera, Como Matar a Mãe – 3 Atos, da Sofisticada Cia. de Teatro, ou a comédia Perigo, Mineiros em Férias.
Metade da programação em 2015 é de estreias, como Lisbela e o Prisioneiro. O Grupo Galpão, um dos mais tradicionais da cidade, também vai apresentar sua nova peça, De Tempo Somos.
Como a programação é extensa, a dica é visitar o site do Sinparc e escolher o que lhe apetecer — as entradas podem ser compradas pela internet ou nos postos de venda (os endereços estão nos site).
Em 2014, o público da Campanha foi de 385 mil pessoas. A expectativa dos organizadores é chegar a 400 mil ingressos vendidos em 2015.
Que assim seja.
Curta a nossa página no Facebook
Leia também:
Saiba o que os atores fazem nos palcos e nos bastidores
É uma boa iniciativa. Tomara que quem mora em Minas Gerais ou esteja por lá durante a campanha possa participar.