Cia. Nova de Teatro vai à Rússia para representar Brasil na maior exposição de figurinos do mundo
Por MIGUEL ARCANJO PRADO
Os integrantes da Companhia Nova de Teatro estão em plena Rússia, onde apresentam um de seus figurinos na maior exposição sobre o tema do mundo, realizada em Moscou.
Nesta segunda (29), os artistas farão performance com fragmentos da obra Doctor Faustus Light the Ligths (Doutor Fausto Liga a Luz), por Gertrude Stein, especialmente para a abertura da exposição Costume at the Turn of the Century 1990 – 2015 (Figurinos na Virada do Século 1990 – 2015) , no Bakhrushin State Theatre Museum, em Moscou, na Rússia.
A exposição traz grandes figurinos do teatro contemporâneo, que chamaram a atenção por sua criatividade. O curador geral do projeto é Dmitry Rodionov, com curadoria-chefe de Igor Roussanoff e curadoria brasileira de Rosane Muniz.
Os figurinos da trupe brasileira são assinados por Carina Casuscelli para a obra dirigida por Lenerson Polonini; e que conta com atuação da atriz Rosa Freitas.
Antes de aportar em Moscou, os artistas passaram pela Quadrienal de Praga, na República Tcheca. Um dos charmes do figurino criado por Casuscelli foi a utilização de fios de luz e led nas vestimentas.
Esta não é a primeira vez que o grupo chama a atenção do teatro europeu. Em 2012, a Companhia Nova de Teatro recebeu o Premio Internacional Teresa Pomodoro, em Milão, na Itália, para a peça Caminos Invisibles … La Partida, com júri composto por Eugenio Barba, Luca Ranconi, Jonathan Mills, e Lev Dodin. A obra tinha imigrantes bolivianos no elenco.
Curta a nossa página no Facebook
Leia também:
Saiba o que os atores fazem nos palcos e nos bastidores
Exposição e performance em Moscou