Por MIGUEL ARCANJO PRADO
Ele chegou de mansinho, mas logo foi conquistando não só o telespectador inteligente, como também a classe artística nacional. Tudo por conta de seu estilo e sofisticação. O canal pago Arte 1 celebra dois anos de vida com praticamente 14 milhões de assinantes.
Para comemorar o feito, estreia neste mês de agosto 380 horas de conteúdo especial, em parceria com grandes distribuidores mundiais, como a BBC e a Imovision.
Em conversa com o site durante a Feira e Congresso ABTA 2015, em São Paulo, Caio Luiz de Carvalho, diretor executivo do Arte 1, qualifica o canal como “uma vitória” do Grupo Bandeirantes.
“Temos um público altamente qualificado. E os artistas são apaixonados pelo Arte 1”, afirma o executivo, antes de revelar que o canal tem 11 séries nacionais em andamento.
Grandes coberturas
Entre as últimas grandes coberturas feitas pela equipe de jornalismo do canal, sob comando da editora-chefe Gisele Kato, Carvalho aponta as reportagens feitas na Feira Literária Internacional de Paraty e também a cobertura da Bienal de Veneza e lembra que o canal aposta em um modelo diferenciado de relação com o mercado. “Fazemos entregas inteligentes, duradouras e diferenciadas para nossos anunciantes”, afirma.
Diretor de conteúdo do Arte 1, Luciano Cury conta que o canal aposta em coproduções com grandes produtoras nacional, sem perder sua identidade visual, espécie de xodó do canal.
“De uns tempos para cá começamos a utilizar recursos do cinema, como várias lentes na hora de gravar. Isso acrescenta muito na percepção que o público tem do canal. No Arte 1 a gente é mais chato com isso. Assim, nossa produção jornalística fica com cara de cinema, de documentário”, afirma.
Grupo Corpo
Entre os destaques do pacote de novidades do Arte 1 está a atenção especial, por exemplo, aos 40 anos do Grupo Corpo, sediado em Belo Horizonte e uma das principais companhias de dança do mundo e que estreou nesta semana duas novas montagens: Suíte Branca e Dança Sinfônica.
A reportagem apurou que o Arte 1 vai exibir com exclusividade na TV os espetáculos inéditos do Corpo, além de apresentar pílulas em sua programação contando a trajetória dos mineiros, já que o Arte 1 tem os direitos do acervo de imagem do grupo.
Séries e filmes de sucesso
Outro charme do pacote são a série Sherlock, que ganhou o Emmy 2014, e os filmes No, de Pablo Larraín, com Gael García Bernal, o vencedor do Oscar Amour, de Michael Haneke, e Tetro, de Francis Ford Coppola.
Outros também chamam a atenção na grade: O Garoto da Bicicleta, dos irmãos Jean-Pierre e Luc Dardenne, e Coco Chanel e Igor Stravinsky, de Jan Kounen, além do nacional A Festa da Menina Morta, de Matheus Nachtergaele.
O Arte 1 também investiu em documentários. Um deles é Twiggy – The Face of 60’s, sobre a modelo mais requisitada da década que revolucionou o mundo, e também Pina Bausch, filme em 3D de Wim Wenders, sobre a famosa coreógrafa alemã.
Um dos carros-chefes da produção própria do Arte 1, além dos programas semanais Arte 1 em Movimento, Estilo Arte 1 e o Arte 1 ComTexto, é o Especial Arte 1, uma série de 26 documentários já produzidos nos quais grandes nomes da arte falam sobre suas trajetórias.
O canal conseguiu, por exemplo, o depoimento exclusivo da artista visual Tomie Ohtake, pouco antes de sua morte. Outros nomes fortes da série foram o diretor teatral Zé Celso, o músico Tom Zé e o diretor de fotografia Walter Carvalho. A programação robusta e elegante faz o canal ser queridinho do presidente do Grupo Bandeirantes, Johnny Saad.
Tanta qualidade já rende reconhecimento. O Arte 1 recebeu Menção Honrosa da APCA (Associação Paulista de Críticos de Artes), entidade da qual este jornalista é membro, e também o Prêmio ABCA, na categoria Difusão das Artes Visuais na Mídia. Mais que merecido.