Conheça a nova diretoria da APCA
Por MIGUEL ARCANJO PRADO
Fotos SILVANA GARZARO
Os membros da APCA (Associação Paulista de Críticos de Artes) se reuniram na noite desta quarta (12) no auditório Vladimir Herzog do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo, na capital paulista, para a votação da nova diretoria da instituição para o biênio 2015-2017.
Por unanimidade, foi eleita a chapa formada pelo presidente José Henrique Fabre Rolim, crítico de artes visuais, e o vice-presidente Miguel Arcanjo Prado, crítico de teatro e autor deste site. Ainda compõem a chapa vencedora Fernando Serapião, como secretário, Gabriel Kwak, como tesoureiro, e Dalva Abrantes, Vinício Angelici e José Cetra Filho no conselho fiscal.
O novo presidente contou ao site que planeja novidades para a instituição: “Eu prevejo vários projetos que têm o intuito de modernizar a APCA e criar novas perspectivas para o campo artístico, captando experiências no exterior e colocando a Associação em intercâmbio cultural”, declarou Fabre Rolim. Ele lembrou o valor da APCA no mercado cultural brasileiro.
“A APCA tem uma história longa, tem peso. O Prêmio APCA é uma chancela de qualidade. Até porque os críticos membros são todos de alto nível, antenados e atuantes do jornalismo cultural brasileiro. Os membros da APCA estão conectados com tudo”, disse Fabre Rolim.
Nova categoria
Ele ainda adiantou que aumentar as categorias da APCA, que atualmente são 11: arquitetura, artes visuais, cinema, dança, literatura, música popular, música erudita, rádio, teatro, teatro infantil e televisão.
“Penso em discutir a criação de uma nova categoria na APCA, que seria a de moda”, adiantou Fabre Rolim. O presidente ainda diz que manterá no comando da cerimônia de premiação, que tradicionalmente acontece no Teatro Paulo Autran, do Sesc Pinheiros, o diretor Ivam Cabral, que comandou a festa este ano.
“A última cerimônia foi um sucesso. O diretor Ivam Cabral fez uma direção maravilhosa, juntamente com toda equipe, fazendo uma festa com ritmo e divertida. Queremos continuar com o Ivam Cabral na direção de nossa cerimônia”, afirmou.
O vice-presidente da APCA, Miguel Arcanjo Prado, declarou se sentir honrado com o posto. ” Integrar a diretoria de uma entidade de tanto prestígio na cultura brasileira no biênio em que completará 60 anos é motivo de muita alegria. Que a Associação Paulista de Críticos de Artes continue sua brilhante e tradicional trajetória de jogar luz sobre todas as artes”, disse.
Histórico
O começo da APCA data de 1951, quando oito críticos teatrais liderados por Nicanor Miranda fundaram a seção paulista da Associação Brasileira de Críticos de Teatro (ABCT).
Já em 1956, sob gestão do presidente Décio de Almeida Prado, crítico teatral, foi criada a Associação Paulista de Críticos de Teatro (APCT).
Em 1971, o presidente da APCT, o crítico teatral João Apolinário, resolveu abrir a entidade a outras áreas artísticas.
Assim, em 1972, ela ganhou o nome que carrega até os dias atuais: APCA (Associação Paulista de Críticos de Artes).
Veja fotos da eleição da nova diretoria da APCA na coluna de Sonia Racy, no Estadão
Veja mais imagens do ensaio fotográfico da eleição da nova diretoria da APCA por Silvana Garzaro: