Discurso contra Congresso “fascista” marca abertura da X Mostra Latino-Americana de Teatro de Grupo
Por MIGUEL ARCANJO PRADO
Fotos JENNIFER GLASS
O conservadorismo do atual Congresso Brasileiro foi tema do discurso de abertura da X Mostra Latino-Americana de Teatro de Grupo, feito por Rudifran Pompeu, presidente da Cooperativa Paulista de Teatro, que organiza o evento.
Sua fala antecedeu a apresentação da peça Ledores do Breu, da Cia. do Tijolo, que abriu a programação na sala Jardel Filho do Centro Cultural São Paulo.
“Eu acredito que a salvação é a cultura. A minha utopia é essa, não consigo pensar de outro jeito”, declarou Pompeu.
Segundo o artista, a mostra, cujo tema é Artivismo Latino: Resistências Poéticas, ajuda a propor um pensamento sobre a atual situação sociopolítica no continente. Ele lembrou do crescimento da direta após a onda de governos à esquerda na região.
“A gente é o tempo todo atordoado pelo conservadorismo, hoje temos um congresso extremamente conservador, para não dizer fascista. Porque é um congresso perigoso. É um congresso que tem dono”, declarou Pompeu.
Pompeu ainda reafirmou a importância da arte neste cenário: “Está na mão de espetáculos como esse tratarem da questão poética que pode mudar o mundo. Não é à toa que este espetáculo abre a mostra. Eu quero muito mais Paulo Freire neste País, nesta América Latina, por um mundo mais justo. Vida longa para o teatro de grupo”, discursou, sendo fortemente aplaudido.
A abertura do evento aconteceu na mesma noite em que houve uma manifestação na av. Paulista contra o deputado Eduardo Cunha, atual presidente da Câmara dos Deputados, de perfil conservador.
Durante a peça, o ator Dinho Lima Flor, que faz o monólogo, chegou a citar Eduardo Cunha em um caco [improvisação de texto em cena], ao que alguém na plateia gritou: “Fora Cunha!”.
A peça homenageia o educador Paulo Freire, fazendo referência a outros grandes artistas brasileiros como Cartola e Patativa do Assaré, falando sobre a importância da alfabetização e da leitura.
Peças gratuitas
A X Mostra Latino-Americana de Teatro de Grupo começou nesta sexta (30) e vai até 8 de novembro, com 12 peças com entrada gratuita. Há espetáculos da Argentina, do Brasil, do Chile, de Cuba e do Equador.
As sessões acontecem em variados espaços da capital paulista: Centro Cultural São Paulo (CCSP), CEU Casa Blanca, CEU Inácio Monteiro, CEU Perus, CEU Azul da Cor do Mar, SP Escola de Teatro, CCJ – Centro Cultural da Juventude, Praça Roosevelt, Espaço Sobrevento, Instituto Pombas Urbanas, CPTM – Estação Brás. A realização é da Cooperativa Paulista de Teatro, com o apoio da Petrobras, Secretaria Municipal de Cultura e PROAC-Editais.
Conheça a programação completa!
Veja mais fotos da abertura da X Mostra Latino-Americana de Teatro de Grupo:
Qual o nome da pessoa que abriu a peça?