Com energia em riste, Muda por Amor diverte público com simplicidade no 10º Fentepira
Por MIGUEL ARCANJO PRADO
Enviado especial a Piracicaba (SP)*
Pouco antes de começar a sessão ao ar livre do espetáculo Muda por Amor, da piracicabana Cia. D’Vergente de Teatro, o aquecimento dos artistas ao lado da histórica Casa do Povoador, à beira do Rio Piracicaba, chamava a atenção do público. Os artistas estavam entregues ao jogo.
O espetáculo foi um dos três da cidade selecionados para estar na Mostra Oficial do 10º Fentepira (Festival Nacional de Teatro de Piracicaba), no interior de São Paulo.
Mergulhados no gênero commédia dell’arte, os artistas envolveram o público com a história de uma mulher que tenta mudar seu destino traçado pelo pai, em nome do amor e da vontade própria. A obra traz forte mensagem de empoderamento feminino, tema atual no Brasil ainda machista.
Com um belo e detalhado figurino, o grupo fez rir pessoas de todas as idades, absorvidas pela história de Lucinda, apaixonada pelo Capitão Rubiconde, para desgosto do pai, o avarento Pantaleão.
Com Giovani Magalhães, Joyce Catharina, Magna Elies, Marcelo Torresan, Rosângela Pereira e Vagner Chiarini, a obra, com enredo simples, num primeiro olhar, trouxe a crítica social, sobretudo mostrando a fome dos servos e o coronelismo do pai.
Assim, em meio ao riso, o recado sociopolítico foi dado, como deve ser. Muda por Amor é um espetáculo divertido, mas inteligente.
*O jornalista MIGUEL ARCANJO PRADO viajou a convite do Fentepira.
Veja mais fotos da peça Muda por Amor:
Obrigada pelas palavras Miguel,e por dedicar um pouco do seu tempo em favor do nosso trabalho…A Cia D’Vergente te agradece imensamente..
Um Abraço.
Magna Eliez