Mulheres poderosas demonstram força no Festival de Curitiba
Por MIGUEL ARCANJO PRADO
Nesta semana na qual foi celebrado o Dia Internacional da Mulher, o 25º Festival de Teatro de Curitiba informa que o evento está recheado de grandes nomes femininos de nossas artes em sua programação, que começa no dia 22 de março e vai até 3 de abril.
Mulheres aclamadas pelo público e pela crítica estarão nos palcos curitibanos, repletas de carisma e talento.
Já de cara, na abertura, Maria Bethânia promete hipnotizar o Teatro Guaíra com seu recital Bethânia e as Palavras.
Nos 35 espetáculos da Mostra, nomes como Denise Stoklos – sozinha em cena em duas performances distintas; Grace Passô, em espetáculo solo, Maria Luísa Mendonça, prestes a completar 30 anos de carreira, no clássico Um Bonde Chamado Desejo e Giulia Gam com Ana Kutner em dose dupla no Repertório Shakespeare são algumas das estrelas.
A elas se somam Maria Alice Vergueiro, que investiga a proximidade do fim da existência em Why the Horse, e Laila Garin, que vive a dividida Selminha na adaptação musical de O Beijo no Asfalto.
E não faltam paranaenses nesta reunião de mulheres poderosas: Nena Inoue, na Curitiba Mostra; Ana Rosa Tezza, que estreia Nuon, além de Claudete Pereira Jorge, Rosana Stavis, Guta Stresser, Maureen Miranda, Kátia Horn e Letícia Sabatella – todas no elenco da Mostra Iliadahomero, que apresenta os cantos do clássico Ilíada em monólogos. A Cia. Senhas está ainda com a Mostra Autoras Curitibanas, com textos de Alice Ruiz, Lucci Collin, Leonarda Glück e Priscila Merizzio.
Não é possível também deixar de mencionar a cantora e atriz Simone Magalhães, que se apresenta com seu grupo curitibano, a Selvática Ações Artísticas, junto da trupe O Estábulo de Luxo com a peça Pinheiros e Precipícios, dentro da Mostra Wilson Bueno, na Curitiba Mostra.
Magalhães também fará participação especial como artista convidada na peça Hermanas Son las Tetas, também apresentada no Fringe, com o grupo Las Tetas Cia. de Teatro e protagonizada por duas mulheres: as atrizes Lauanda Varone e Liza Caetano.
Leia a cobertura completa do Festival de Teatro de Curitiba