“Me tratam com respeito no teatro”, diz atriz transexual Leona Jhovs

A atriz transexual Leona Jhovs: sucesso nos palcos - Foto: Dario José/Divulgação

A atriz transexual Leona Jhovs: sucesso nos palcos – Foto: Dario José/Divulgação

Por Miguel Arcanjo Prado

A atriz transexual Leona Jhovs chama cada vez mais a atenção nos palcos paulistanos. Ela estreia nesta quarta (20) no elenco da peça “Fando e Lis”, no Espaço dos Parlapatões até 25 de maio. E ainda pode ser vista no musical “Luz Negra”, da Cia. Pessoal do Faroeste, até o dia 26 de abril, no qual contracena com Mel Lisboa.

Questionada se há algum tipo de preconceito no meio artístico com o fato de ela ser transexual, Leona responde: “Confesso que não. Me percebo uma felizarda em fazer parte de um momento ímpar para mulheres como eu. As portas estão abertas como jamais estiveram”, analisa.

Ela lembra que o amor dos colegas e da família é fundamental.

“Paulo Faria [diretor do Pessoal do Faroeste] e todos me tratam com muito carinho e respeito. Com isso, parece que me sinto preparada para lidar com qualquer dificuldade, seja preconceito ou não. E levo em consideração o amor e a compreensão dos meus pais, que desde sempre me prepararam com educação e dignidade para lidar com a vida”, fala.

Já pequena, Leona amava dançar lambada. Decidiu ser atriz aos nove anos, vendo com o pai Marília Pêra na TV. “Costumo me inspirar nas artistas que me arrepiam, famosas ou não”, diz.

Em “Fando e Lis” é Lis e contracena com Gisa Guttervil, que faz Fando. Na peça do surrealista espanhol Fernando Arrabal sob direção de Erika Barbosa com assistência de Samira Lochter, ambas são uma dupla sem gênero que vaga pelo mundo já extinto.

Define Gisa como “um furacão” e elogia também os outros companheiros de elenco, Billy Eustáquio e Gui Alves: “atores potentes”. Para criar sua personagem, Leona optou por uma qualidade que não lhe falta: “Essa Lis pulsou das mulheres que tenho em minha mente que representam a coragem”, conclui.

Leona Jhovs contracena com Gisa Guttervil em "Fando e Lis" - Foto: Ricardo Cruz

Leona Jhovs (dir.) e Gisa Guttervil em “Fando e Lis” – Foto: Ricardo Cruz/Divulgação

“Fando e Lis”
Quando: Quarta, 21h. 55 min. Até 25/5/2016
Onde: Espaço dos Parlapatões – Praça Roosevelt, 158, São Paulo – tel. 11 3258-4449
Quanto: R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia-entrada)
Classificação etária: 16 anos

“Luz Negra”
Quando: Segunda e terça, 21h. 75 min. Até 26/4/2016
Onde: Sede Luz do Faroeste – Rua do Triunfo, 305, Luz, São Paulo – tel. 11 3362-8883
Quanto: pague quanto puder
Classificação etária: 14 anos