Por trás do pano – Rapidinhas teatrais
Por MIGUEL ARCANJO PRADO
Viva o circo
De 6 a 10 de julho, entre quarta-feira a domingo, O Maravilhoso Teatro Ambulante da Academia de Palhaços chega ao Centro Cultural São Paulo, sob direção de Fernando Neves, do grupo Os Fofos Encenam. Serão cinco peças, uma a cada dia, encenada por cinco atores: Bruno Garcia, Laíza Dantas, Maurício Schineider, Paula Hemsi e Rodrigo Pocidônio. O grupo apresenta clássicos do circo-teatro e peças de autores populares, passando pelo drama circense, pantomima, teatro de revista e comédia de costumes. Bão demais!
Intriga
Por que alguns tipos do teatro insistem em fingir que não reconhecem as pessoas por aí? Vai entender.
O Haiti é aqui
O grupo Satyros faz uma grande festa haitiana no sábado (25) da próxima semana, no Estação Satyros, na praça Roosevelt, em São Paulo. Vai começar às 16h e a entrada será um quilo de alimentou ou um agasalho, que serão doados aos imigrantes vindos do Haiti.
Viva o Haiti
A ação é uma parceria da companhia com a União Social dos Imigrantes Haitianos (USIH), a primeira associação de haitianos imigrantes no Brasil. Estão programados o espetáculo “Viva o Haiti”, uma série de performances e apresentação de canções, com o elenco de “Haiti Somos Nós”, projeto do Satyros que estreará em agosto sob direção de Rodolfo García Vázquez e Breno da Matta no elenco. Estão todos convidados.
Coisas de Copi
Na próxima terça (21) a peça A Geladeira será encenada no projeto Terça Tem Teatro, do Itaú Cultural, às 20h, com entrada gratuita. Com texto do autor argentino Copi e direção de Nelson Baskerville, o espetáculo tem Fernando Fecchio na pele de um homem de 50 anos que questiona os papeis sexuais e sociais no mundo. Está coberto de razão.
Tem mais
A peça Sobre Ratos e Homens prorrogou temporada até 28 de julho no Teatro Faap, em São Paulo: quartas e quintas, 20h. Vai, gente.
Sinhozinho
Um diretor de teatro radicado em São Paulo costuma pedir para pessoas de sua produção irem buscar água ou café para ele.
Novidade no pedaço
Começa nesta sexta (17) a segunda edição da Mostra de Dramaturgia em Pequenos Formatos Cênicos do Centro Cultural São Paulo, cuja curadoria de teatro é feita por Kil Abreu. A primeira peça é Hotel Jasmim, texto de Claudia Barral com direção de Denise Weinberg e Alexandre Tenório. Na obra, Eduardo Pelizzari e Daniel Farias dão vida a dois personagens opostos em um cenário assinado por André Cortez. A Mostra ainda tem uma peça escrita por Paulo Santoro, O Teste de Turing, e e Vinícius Calderoni, Os Arqueólogos, que estreiam em julho e agosto, respectivamente. Anotou tudo?
Bíblico
Os Dez Mandamentos – O Musical estreia nesta sexta (17) no Teatro Procópio Ferreira, com Julio Mancini como Moisés e Thiago Machado como Ramsés. A sessão para VIPs será na próxima segunda (20). Fernanda Chamma está no comando.
Rouba a cena
Patricia Vilela está convincente como um homem em situação de rua na peça Encontro das Águas, que faz temporada no Teatro Augusta, em São Paulo. O texto é de Sergio Roveri. A temporada vai até 31 de julho, sexta, 21h30, sábado, 21h, e domingo, 19h, com entrada a R$ 50 a inteira e R$ 25 a meia. Contracenando com João Fenerich, na pele de um jovem de classe média que cometeu um crime, a peça é todinha de Patrícia.
Criatividade
O espetáculo Dócil 5:00 [versões por segundo] estreia neste sábado (18), às 17h, no Viga Espaço Cênico, em São Paulo. A peça é uma leitura contemporânea da novela Uma Criatura Dócil, de Dostoievski. A direção é de Rogério Rizzardi e dramaturgia de Danilo Dal Lago. A produção marca a estreia do grupo Estricnina de Teatro Flamejante. O nome não é ótimo?
Visita ilustre
A atriz Marisa Orth foi conferir a peça De Um Dia de Pierrot ao Curto-Circuito, no Viga Espaço Cênico. O espetáculo tem uma encenação lúdica e poética, onde Grupo Emtupih Co’aga
In english, please
O 40º Drama Festival do Cultura Inglesa acontece nos dias 19, 25 e 26 de junho, no teatro da unidade de Pinheiros, em São Paulo. A programação conta com apresentações de peças teatrais em inglês, composta por alunos dos grupos de teatro das unidades Cultura Inglesa. Dá pra treinar o idioma.
Nasce uma estrela
A peça Só Mais Uma, que encerra temporada no Teatro Pequeno Ato nesta sexta, tem uma estrela. E ela se chama Joyce Ophelia Camassutti. Mesmo pouco aproveitada pela direção, ficando à margem das cenas dramáticas, ela rouba a cena em cada aparição, por mais rápida que seja, pois tem intensidade, charme e presença.
Latinidade
Acontece neste sábado (18) o 4º Festival Cultural e Gastronômico Latino-Americano de São Paulo, o Soy Latino. O evento é realizado no Memorial da América Latina, do lado do metrô Barra Funda, entre 12h e 21h. A entrada é grátis. Estão programados shows e barraquinhas com comidas típicas de nossos hermanos. A coluna vai.
Todo dia era dia de índio
O Grupo Lux in Tenebris embarca no mundo indígena na encenação do espetáculo Paixoei Ou Diários Da Floresta. A obra é inspirada na obra da antropóloga Betty Mindlin, e está marcada para estrear em 2 de julho, um sábado, às 21h, no Teatro Commune, em São Paulo. No mês de julho, a temporada será sábados, às 21h, e domingo 20h. Durante o mês de agosto, a peça será apresentada quartas e quintas, às 21h, até 31 de agosto. Os artistas fizeram um processo de vivência com os índios Guarani das aldeias Krucutu e Tenondé Porã (Parelheiros); Teko Pyau (Jaraguá); Piaçaguera e Nhamandú Mirim (Peruíbe) e Djaiko Aty (Miracatu), em São Paulo.
Puxe o fôlego
O ator Chico Carvalho estreia como dramaturgo e diretor na próxima sexta (24) em São Paulo com a seguinte peça de título gigante: Pequena Ladainha Anti-Dramática para o Episódio da Fuga do Leão do Circo e Outros Boatos Pouco ou Quase Nada Interessantes…