Peça “Terra de Deitados” acontece entre sepulturas de cemitério de SP
Por Miguel Arcanjo Prado
Você já imaginou ver uma peça de teatro apresentada entre sepulturas de um cemitério? Precisaria de coragem? Em São Paulo isso é possível, no espetáculo “Terra de Deitados”, da Cia. Teatro Documentário.
A montagem já passou por quatro cemitérios da cidade e agora é feita no Cemitério da Vila Mariana, na zona sul da capital paulista. A encenação pretende, segundo o grupo, flagrar como os cemitérios revelam a vida da metrópole que nunca descansa.
Apesar do lugar que mete medo em muita gente, os artistas não querem assustar ninguém. “Propomos que o cemitério fosse um microcosmo da cidade: campo possível para a investigação de temáticas que fujam do macabro, do fantasmagórico”, diz Márcio Rossi, integrante da companhia.
“O olhar do espectador receoso no início muitas vezes dá lugar ao da curiosidade. Convidado a caminhar por diferentes pontos do cemitério, se depara dentro da experiência teatral. Nossa cidade em ‘Terra de Deitados’ é todo o cemitério”, conta.
Uma das inspirações para a obra foi dona Francisca, uma senhora de cem anos moradora da zona leste paulistana, que migrou do interior para São Paulo com o marido e cinco filhos, e que tem sua vida ligada ao Cemitério da Vila Mariana, onde enterrou seu marido.
“Fazer uma encenação documentária dentro do cemitério é ainda mais radical, pois não negamos a realidade a nossa volta”, fala Rossi, que revela que os artistas aproveitam em cena até o som dos aviões que sobrevoam lugar a todo instante.
Com texto e direção de Marcelo Soler, participam da peça os artistas Carolina Angrisani, Gustavo Curado, Júlia Moretti, Márcio Rossi, Alan Paes, Danielle Lopes e Laila Lima. Também colaboraram na dramaturgia seis trabalhadores do cemitério, que acabaram incorporados à cena, chamados de “trabalhadores-atores-documentados”.
“Nosso desejo é que o público passe por uma experiência significativa, fora da ordem do comum e passe a olhar o cemitério como um lugar possível de encontro”, finaliza Rossi.
“Terra de Deitados”
Quando: Sábado e domingo, 15h30. 100 min. Até 17/7/2016
Onde: Cemitério da Vila Mariana – Av. Lacerda Franco, 2012, Cambuci, São Paulo, tel. 11 993322642
Quanto: Grátis
Classificação etária: 12 anos