Briga de fim de relacionamento é tema de peça francesa “Término do Amor”
Por Miguel Arcanjo Prado
Você já sentiu a famosa dor de cotovelo pelo menos alguma vez na vida? Afinal, não é fácil colocar um ponto final em um relacionamento amoroso. É justamente este momento, sempre tão tenso, o foco da peça “Término do Amor”, em cartaz em São Paulo.
Escrita pelo francês Pascoal Rambert, tem tradução de Janaína Suaudeau, que também dirige a obra. Afinal, a artista tem familiaridade com a França, onde já morou, além de ser filha de um francês com uma brasileira.
Verborragia não falta ao embate entre o ex-casal apaixonado da peça, interpretado por Carolina Fabri e Gabriel Miziara, na pele de Carol e Gabi. A autora e tradutora, tarefa na qual contou com a colaboração de Clara Carvalho, revela que optou por colocar o nome dos atores nos personagens como ocorreu na França, na qual a peça foi escrita para os atores Audrey Bonnet e Stanislas Nordeye, e os personagens se chamavam Audrey e Stan.
“A peça estreou em 2011 no Festival de Avignon com grande sucesso e, desde então, foi traduzida em 20 línguas e montada nos quatro cantos do mundo”, conta Janaína.
Na visão da artista, o texto de Rambert consegue transformar um tema universal em banal em pura poesia cênica “divida em dois rounds”, em uma obra repleta de dialética com a exposição de dois pontos de vista.
A peça da Canto Produções ainda tem cenário de Ulisses Cohn e trilha dramatúrgica assinada por Vinicius Calderoni e executada ao vivo pelo baterista Pedro Gongom, que já passou pelo Teat(r)o Oficina, onde aprendeu a sentir o ritmo dos atores, neste caso, no triste compasso do fim de um grande amor.
“Término do Amor”
Quando: Terça, quarta e quinta, 21h. 90 min. Até 25/8/2016
Onde: Viga Espaço Cênico – Rua Capote Valente, 1323, metrô Sumaré, São Paulo, tel. 3801-1843
Quanto: R$ 20
Classificação etária: 14 anos
Siga Miguel Arcanjo Prado no Facebook, no Twitter e no Instagram.