Deturpam palavras de Jesus, diz Leonardo Miggiorin, Cristo de “Godspell”
Por Miguel Arcanjo Prado
“Jesus é totalmente pop”, diz o ator mineiro Leonardo Miggiorin sobre seu personagem em “Godspell, o Musical”, o próprio Cristo, em conversa com o Blog do Arcanjo do UOL. A comédia de John-Michael Tebelak com músicas de Stephen Schwartz é sucesso desde que estreou na Broadway em 1971 inspirada no Evangelho Segundo São Mateus.
A nova versão brasileira, sob direção de Dagoberto Feliz e direção musical de Carlos Alberto Jr., estreou nesta quinta (4), no Teatro das Artes, em São Paulo. “É o personagem mais conhecido que já interpretei. Todos têm uma visão sobre Jesus, sobre como era sua postura, seu comportamento”, fala Miggiorin.
O ator, que também está no ar na televisão como Otniel na novela bíblica “Terra Prometida”, na Record, informa que tentou “procurar o homem Jesus, além do mito”. E explica o que isso significa: “Procuro camadas humanas, sentimentos, a visão que ele tinha diante do que presenciava e sua postura”.
Para Miggiorin, buscar essa humanidade de Cristo torna o personagem mais complexo. “Mesmo pregando o amor, Jesus enxergou todas as mazelas e a precariedade humana. A busca é por esse olhar e ao modo de reagir às situações. Tento imaginar os sentimentos mais primitivos que Jesus possa ter sentido, como tristeza, raiva, dúvida e medo”.
Jesus incompreendido
Mas, hoje em dia, muitos falam em nome de Cristo e deturpam suas palavras? Miggiorin pensa e responde. “Há muitas formas de compreender as palavras de Cristo, ainda que ele tenha pregado o amor da forma mais simples e pura. Jesus falou em ‘amor ao próximo’ e, ainda assim podemos perceber a deturpação de seus preceitos, de acordo com o contexto e os objetivos de cada um ou de cada instituição”.
Assim, Miggiorin crê que o que foi dito por Jesus há milênios “continua incompreendido”. Para ele, o espetáculo mostra que “não aprendemos a lição, não sabemos lidar com nossos semelhantes e não aceitamos a diferença”.
“Essa história de amor ao próximo só funciona quando nos convém, e isso é muito triste. Falta empatia e compreensão no mundo. Jesus foi líder sem precisar impor suas leis. O que se vê hoje são pessoas disputando poder, definindo normas e dizendo-se líderes de forma impositiva. Falta amor e mais cuidado ao outro”, conclui.
“Godspell, o Musical – Em Busca do Amor”
Quando: Quinta e sábado, 21h. Sexta, 17h e 21h, domingo, 20h. 120 min. Até 9/10/2016
Onde: Teatro das Artes do shopping Eldorado – av. Reboucas, 3970, CPTM Hebraica-Reboucas, São Paulo, tel. 11 3034-0075
Quanto: R$ 60 a R$ 100
Classificação etária: Livre
Siga Miguel Arcanjo Prado no Facebook, no Twitter e no Instagram.