Assassinato de político revela podridão do poder em “Motel Rashômon”
Por Miguel Arcanjo Prado
O assassinato de um político e os desdobramentos da investigação que tentam manipular a verdade movimentam a peça “Motel Rashômon”, em cartaz na SP Escola de Teatro, em São Paulo.
A obra encenada por Roberto Audio com a Cia Santa Cacilda foi escrita por Marcos Gomes, inspirado no conto “Dentro do Bosque”, do escritor japonês Ryûnosuke Akutagawa (1892-1927).
Os personagens parecem querer se beneficiar ao maquiar a verdade, em um “tribunal-ringue” repleto de “golpes baixos”, segundo o diretor. Estão no elenco os atores Raquel Anastasia, Tertulina Lima, Alessandro Hernandez e Ernandes Araújo.
A obra ainda tem cenografia, adereços e figurinos de Telumi Hellen e iluminação de Melissa Guimarães, além de assistência de direção de Josafá Filho.
Relações obscuras
Audio revela que, na obra, quando o político Carlos é morto, as pessoas de seu círculo mais íntimo passam a ser suspeitas. “Ao serem interrogados, os suspeitos dão diferentes depoimentos sobre o crime e sobre o morto. Cada um, à sua maneira, tenta livrar sua cara, mas acabam evidenciando as relações obscuras que mantinham com o morto e a vida pública do mesmo”, conta o diretor.
Ao expor os podres dos bastidores do mundo político, a história pode parecer familiar ao público brasileiro. Mesmo assim, o diretor conta que não há inspiração em um político específico.
“O que existe é um jogo sujo que parece atual, e que, infelizmente, vem acontecendo há muito tempo e com os mesmos interesses de sempre”, diz, quando questionado sobre o que pensa da atual situação política brasileira. E complementa: “Estamos neste momento agora vivendo isso descaradamente, com muitas forças tentando nos fazer retroceder”.
“Motel Rashômon”
Quando: Sábado, 21h, domingo e segunda, 20h. Até 29/8/2016 – No dia 21/8 haverá sessão às 18h e às 20h.
Onde: SP Escola de Teatro – Praça Franklin Roosevelt, 210, Consolação, São Paulo, tel. 11 3775-8600
Quanto: R$ 20
Classificação etária: 16 anos
Siga Miguel Arcanjo Prado no Facebook, no Twitter e no Instagram.