Musical “Meninos e Meninas” tira tabus adolescentes do armário em SP
Por Miguel Arcanjo Prado
A peça de Maria Mariana “Confissões de Adolescente”, de 1992, inaugurou um novo espaço dentro do teatro brasileiro no qual jovens pudessem expor no palco seus próprios dilemas.
Desde então, os temas caros a esta inquieta e muitas vezes insegura parcela da população estão presentes no tablado, como agora em “Meninos e Meninas”, peça que fez sucesso no Rio e está em cartaz no Teatro Gazeta, em São Paulo. No elenco está a atriz Giovanna Grigio, que acabou de fazer a novela “Êta Mundo Bom!”, na Globo, e foi a Mili na recente versão de “Chiquititas”, no SBT.
A montagem que estrou em 2014 traz “as contradições do universo adolescente”, como anunciam os artistas. O grande objetivo é tirar os adolescentes dos celulares e computadores nos quais estão submersos. “A obra se propõe a tirar essa galera do mundo virtual e levá-la ao teatro”, define Afra Gomes, diretor do espetáculo ao lado de Leandro Goulart, com quem também fez a dramaturgia.
E a plateia abriga também os pais. “É impressionante como vimos os pais indo com os filhos, ou esses jovens levando os pais. Além de criar uma aproximação entre eles a peça proporciona também uma abertura. A gente mostra que o problema que aquele adolescente possa ter talvez não seja o bicho de sete cabeças como ele ou seus pais imaginavam. Talvez nem mesmo seja um problema! É uma experiência de reaproximação e transformação”, define o diretor.
Para agradar ao público alvo a trilha sonora investe em hits que marcaram inúmeras gerações, de nomes como Beatles, Tim Maia, RPM, Legião Urbana, Capital Inicial e a recente Katy Perry. Sem medo de tabus, a peça aborda temas como sexo, homossexualidade, bullying, anorexia e complexas relações familiares.
“Meninos e Meninas”
Quando: Sábado e domingo, 18h. 70 min. Até 24/9/2016
Onde: Teatro Gazeta – Av. Paulista, 900, metrô Brigadeiro, Bela Vista, São Paulo, tel. 11 3253-4102
Quanto: R$ 70 (inteira) e R$ 35 (meia entrada)
Classificação etária: 14 anos
Siga Miguel Arcanjo Prado no Facebook, no Twitter e no Instagram.