Com Consuelo #dicaboa, Livia La Gatto se destaca no humor da internet
Por Miguel Arcanjo Prado
Consuelo está cada vez mais famosa na internet com suas dicas (quase) infalíveis. A personagem de sotaque argentino e cheia de sinceridade para dar é cria da atriz Livia La Gatto.
Formada em artes cênicas pela USP (Universidade de São Paulo) e com 19 anos de experiência nos palcos, ela começa a ser reconhecida nas ruas por conta da divertida personagem, que surgiu na internet em junho deste ano e foi batizada pelos próprios internautas em uma enquete feita em agosto.
Desde então, Consuelo surge em vídeos hilários na página do Facebook Consuelo #dicaboa, na qual a personagem responde dúvidas e tenta ajudar os internautas a solucionar problemas triviais e também complexos.
Em conversa com o Blog do Arcanjo do UOL, Livia La Gatto, que ainda tem a banda Lírios na Lama (ao lado das amigas atrizes Renata Maciel e Paula Zurawski, que faz show no dia 4, no Café Piu Piu, às 21h, em SP), revela como a personagem surgiu, o que está achando de seu sucesso e diz se aceitaria um convite para levar Consuelo para a televisão. Leia com toda a calma do mundo.
Miguel Arcanjo Prado – Como surgiu a Consuelo #dicaboa?
Livia La Gatto – Nossa, não sei nem por onde começar. A Consuelo é uma junção de muitas coisas. Um pouco de tudo, de várias partes da minha vida. Na prática, ela surgiu da seguinte forma. Eu estava gravando vídeos em uma tentativa frustrada de fazer um vídeo book que me vendesse como atriz. Coloquei uma roupa que parecesse apresentável, aquele terninho branco e uns brincos pra dar um “up”. Na vigésima tentativa eu já estava cansada e gravei de brincadeira um vídeo com sotaque para ver como ficava e falando de um assunto que me incomodava: “como emagrecer no frio?”. Porque isso é realmente impossível.
Miguel Arcanjo Prado – E aí?
Livia La Gatto – Passou um tempão e eu esqueci desse vídeo. Um mês depois fui limpar alguns arquivos do celular e assisti a esse antes de apagar e me diverti. Resolvi compartilhar no Face e o pessoal se identificou muito e pediu pra fazer mais. Fiz na mesma toada do outro. Uma dica impossível. Isso foi em junho, no inverno. Porque os vídeos eram como fazer algo no inverno. Desde lavar as mãos até arranjar um namorado no inverno.
Miguel Arcanjo Prado – Então o frio lhe deu sorte.
Livia La Gatto – Acho q tudo começou porque eu odeio o inverno. E o inverno desse ano foi congelante. Ter que trabalhar no inverno, sair da cama, sair pra encontrar as pessoas! Eu só quero hibernar e comer. Ponto. Sim. Acho que veio daí. Dessa indignação de não conseguir me encaixar no inverno. Fiquei feliz de ver que tinha muita gente q também se identificava e que começava a compartilhar. Me deu uma sensação de que eu não estava sozinha nessa e que estava todo mundo na merda comigo [risos], se ferrando para driblar o frio. Tamo tudo ferrado junto e vamos rir disso tudo! Foi uma maneira de eu achar graça numa época que eu fico extremamente mal humorada.
Miguel Arcanjo Prado – Quando a brincadeira virou coisa séria, se é que posso usar este termo?
Livia La Gatto – No começo não tinha nome. O pessoal que foi perguntando quem eu era e eu nem sabia. Entrei na brincadeira e eles que escolheram o meu nome numa enquete. Consuelo foi o nome mais votado e uma amiga que sugeriu. A Consuelo foi nascendo junto com a galera.
Miguel Arcanjo Prado – De onde vem a inspiração para compor a Consuelo, com seu sotaque?
Livia La Gatto – Minha grande inspiração sempre foi o meu pai [o comerciante portenho Guillermo La Gatto, radicado no Brasil há 40 anos]. Ele é argentino e desde que aprendi a falar eu imito ele. Sempre. Desculpa pai, não consigo evitar. E a maioria dos argentinos são muito sinceros. Até um pouco demais. Se você pede uma opinião ou um conselho a um brasileiro ele vai fazer o possível para te dar uma resposta minimamente cuidadosa. Já o argentino não tem muito filtro e usa e abusa da sinceridade, o que é maravilhoso. O melhor é que meu pai não acha meu sotaque parecido com o dele. Mas minha mãe discorda. E na vida toda, sempre eu queria falar algo sincero mas meio na brincadeira pra não machucar, a Consuelo vinha sem saber que era Consuelo ainda. Ela sempre esteve comigo. Só estou deixando ela falar.
Miguel Arcanjo Prado – Você também tira sarro desta moda de todo mundo fazer vídeo dando dicas…
Livia La Gatto – Me inspirei também no momento em que vivemos nessa adoração a youtubers, blogueiros, pessoas que viraram ídolos somente por emitir sua opinião. Acho muito interessante isso que parece que todos têm a dica perfeita para ser feliz, para emagrecer, para ter a pele boa, pra ganhar dinheiro… E por aí vai. Mas nada disso é real simplesmente por ser a vida do outro e não a sua. Então, eu acho muito engraçado isso tudo. E a Consuelo é uma argentina sincerona dando as dicas do mundo real ou dicas simplesmente impossíveis. A Consuelo é a forma que eu encontrei para passar pelos perrengues do dia a dia com humor. E poder compartilhar isso é legal pra caramba.
Miguel Arcnajo Prado – Você tem vontade de levar a Consuelo para a TV?
Livia La Gatto – Claro! Consuelo sonha em poder dar dicas para o maior número de habitantes do mundo possível. Seria muito legal e desafiador.
Siga Miguel Arcanjo Prado no Facebook, no Twitter e no Instagram.