Conflito de atores com texto escravocrata marca peça “Projeto Rastejar”
Por Miguel Arcanjo Prado
“Projeto Rastejar”, peça que estreia em 17 de janeiro de 2017 no Viga Espaço Cênico, em São Paulo, é definida como “teatro dentro do teatro”.
Enquanto aguardam pelo diretor, três atores (interpretados por Dani Corrêa, José Alessandre e Roberto Santos) e um músico (Yussuf Farham) ensaiam o espetáculo “Sinhazinha”.
A obra remonta ao período escravagista brasileiro e aborda um triângulo amoroso entre a jovem sinhá e dois de seus escravos.
Um dos atores, em crise existencial e impactado pelo processo criativo, coloca em xeque os seus valores, os da profissão e os do próprio teatro.
É assim, com polêmica, que o Grupo Golpeia de Teatro, começa 2017 com direção e texto de Wagner Menddes Vasconcelos.
A estreia está marcada para 17 de janeiro, no Viga Espaço Cênico, em São Paulo.
Wagner conta que, no espetáculo, aborda o universo teatro, bastidores e processo criativo. Mas utiliza desse universo apenas como referência, até como metáfora da condição humana hoje.
“O questionamento que está em cena se aplica a qualquer pessoa ou profissão. Acredito que estamos vivendo uma crise de valores. A busca pela sobrevivência muitas vezes faz com que passemos por cima de coisas, exige-nos rapidez e perícia”, fala ao Blog do Arcanjo do UOL.
E prossegue: “O ator, pela natureza de sua profissão, está mais sujeito a esse questionamento, cotidianamente. A cada novo trabalho ele tem que se reinventar, se mobilizar, para estar vivo e presente em cena”.
Portanto, para Wagner Vasconcelos, que também idealizou o projeto, “o teatro é um ponto de partida interessante para questionarmos o que estamos vivendo hoje”.
“Projeto Rastejar”
Quando: 17 de janeiro a 28 de março de 2017. Segundas e terças, às 21h. 60 min.
Onde: Viga Espaço Cênico – Sala Piscina – Rua Capote Valente, 1323, metrô Sumaré, São Paulo, tel. (11) 3801-1843
Quanto: R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia)
Classificação etária: 14 anos
Siga Miguel Arcanjo Prado no Facebook, no Twitter e no Instagram.