Coletivo Elviras é lançado em Tiradentes com mulheres na crítica de cinema
Por MIGUEL ARCANJO PRADO
Se nesta 20ª Mostra de Cinema de Tiradentes as mulheres estão presentes não só nas homenagens (Helena Ignez e Leandra Leaal) como também na direção de quase metade dos filmes programados, elas ainda mostram sua força na crítica.
Foi lançado durante o evento na cidade histórica mineira o Elviras Coletivo de Mulheres Críticas de Cinema, com a presença das críticas Flávia Guerra (SP), Ivonete Pinto (RS) e Camila Vieira (CE).
Em um debate com o público do festival realizado na última segunda (23) e que lotou o auditório do Centro Cultural Yves Alves, elas falaram sobre os objetivos do grupo e ainda fizeram um panorama da produção audiovisual de mulheres no Brasil.
Elas revelaram que a rede Elviras já conta com mais de 60 mulheres críticas em todo o Brasil. O nome trata-se de uma homenagem a Elvira Gama, primeira mulher a escrever sobre imagens em movimento na coluna Kinetoscópio, veiculada no Jornal do Brasil, entre 1894 e 1895.
As críticas afirmam que querem mostrar que “algo precisa e pode ser feito para a equiparação de gêneros no universo da crítica”, lambrando que “os grandes veículos privilegiam nomes masculinos para compor os seus quadros, os debates públicos e os júris de festivais costumam ser majoritariamente compostos por homens, e há pouco espaço destinado às mulheres dentro das próprias associações de profissionais da área”.
Para fazer contato com as Elviras, basta escrever para: coletivoelviras@gmail.com ou curtir a página da Elviras no Facebook.
Veja a cobertura completa da Mostra de Cinema de Tiradentes
Siga Miguel Arcanjo Prado no Facebook, no Twitter e no Instagram.