Empoderamento feminino é vital, diz Letícia Sabatella
Por Miguel Arcanjo Prado
A atriz Letícia Sabatella volta a São Paulo apenas para duas apresentações da peça “Trágica.3”, no Auditório Ibirapuera, no sábado (25), 21h, e domingo (26), 19h, dentro da 4ª Mostra Petrobras Premmia de Teatro. Os ingressos estão a preço popular: R$ 20 a inteira.
A obra tem direção e concepção de Guilherme Leme e apresenta a releitura de três tragédias gregas de Sófocles: Antígona (Letícia Sabatella), Medeia (Denise Del Vecchio) e Electra (Miwa Yanagizawa), três grandes figuras femininas do teatro.
Letícia ainda fez a trilha da peça ao lado de Fernando Alves Pinto e Marcelo H, que interpretam papéis masculinos e também tocam no palco. A obra ainda tem figurino de Glória Coelho.
Letícia conversou com o Blog do Arcanjo do UOL sobre a peça repleta de mulheres poderosas e defendeu o empoderamento feminino. Leia com toda a calma do mundo.
Miguel Arcanjo Prado – “Trágica.3” é uma peça com três mulheres poderosas. O que você acha do empoderamento feminino nos dias atuais?
Letícia Sabatella – É necessário. Questão mais que vital! Salvar nossas meninas de séculos de opressão. Necessário pra toda a humanidade que se desoprimam as mulheres.
Miguel Arcanjo Prado – Em que medida a peça dialoga com o feminismo?
Letícia Sabatella – Bem, a condição feminina, humana, capaz de ter de Antígona à Medéia dentro de si. E que personagens! São contrárias ao status quo, são vítimas desse estabelecido, estão em ação o tempo todo. Na vingança cruel de Medeia, na desobediência civil de Antígona, na ira incompreensível de Electra a serviço de seu amor paterno. Electra me assusta muito ao ser tão defensora do patriarcado. Antígona e Medeia compreendo mais, mas são super personagens todas. Será que Sofocles era feminista? [risos]
Miguel Arcanjo Prado – E sobre seus projetos futuros? O que vem por aí em TV, Cinema e música?
Letícia Sabatella – Estou fazendo show da Caravana e Ternas Experimentações, além da “Trágica.3”. Vou filmar “Querida Mamãe” esse semestre e estou em vias de começar uma novela no segundo semestre.
Siga Miguel Arcanjo Prado no Facebook, no Twitter e no Instagram.