Morre Marcos Tumura, estrela dos musicais no Brasil
Por Miguel Arcanjo Prado
Morreu, na madrugada desta quinta (18), o ator Marcos Tumura, um dos grandes nomes do teatro musical no Brasil.
Ele estava no elenco do musical “Forever Young”, em cartaz no Teatro Raul Cortez, no qual era um dos principais destaques e foi indicado aqui no Blog do Arcanjo do UOL com um dos três melhores atores do segundo semestre de 2016. A crítica ao espetáculo diz que Tumura era um dos destaques, “pela sutileza encontrada na composição de seu velho hippie”.
Recentemente, Tumura integrou o elenco da novela “Sol Nascente”, na Globo, na qual viveu o personagem Massao.
O ator sofreu um infarto fulminante, após uma partida de vôlei e chegou a ser levado ao Hospital 9 de Julho, em São Paulo, mas não resistiu, segundo a assessoria do espetáculo.
Ele nasceu em 9 de março de 1970, em Curitiba, e tinha 47 anos. Ele se formou em dança no Teatro Guaíra, na capital paranaense, mas fez carreira em São Paulo.
Ator versátil e cantor potente, Tumura participou de alguns dos maiores musicais montados no Brasil, sempre com destaque, como “A Bela e a Fera”, “O Fantasma da Ópera”, “Os Miseráveis”, “Miss Saigon”, “Cabaret”, “Crazy For You”, “Raia 30”, entre outros.
Ele ainda atuava como produtor, coreógrafo, diretor e figurinista.
Claudia Raia chora no velório do amigo
O velório começa às 14h no cemitério do Araçá, em São Paulo. A cremação está prevista para as 21h, no crematórido da Vila Alpina.

Marcos Tumura, Claudia Raia e Marilice Cosenza nos ensaios de Raia 30 – O Musical: grandes amigos – Foto: Divulgação
Claudia Raia, amiga de Tumura havia cerca de 30 anos, declarou:
“Hoje o Brasil acordou mais cinza e triste. Perdemos nosso amado Marcos Tumura, meu irmão, companheiro na vida e na arte. Estamos sem ar, devastados e comunicamos a família do Teatro Musical Brasileiro.”
A amiga e atriz Marilice Cosenza contou que falou com Tumura horas antes de ele morrer. E que ele estava contente.
“Nos falamos ontem… E ele animado pro jogo e fazendo a gente rir com seus comentários! Perdemos além de um dos maiores talentos do teatro musical, um amigo, um colega de palco, um parceiro de produtora, um coração gigante que fazia o que podia pelos seus amigos”, disse, emocionada.
Leia também: Diretor aposta em antimusical e cria regras do novo gênero teatral
Siga Miguel Arcanjo Prado no Facebook, no Twitter e no Instagram.