Maior evento teatral do país e com mais de 400 espetáculos, o Festival de Curitiba começa em 27 de março e vai até 8 de abril.
Apenas uma de suas mostras, o Fringe, que chega à 21ª edição, reunirá 2.200 artistas nos 12 dias de evento, informou a direção do festival ao Blog do Arcanjo no UOL.
Serão 372 espetáculos do Brasil, Portugal, Chile, Uruguai e Colômbia, totalizando quase 1.500 apresentações, além de 20 mostras específicas. Do total, 12 atrações são internacionais.
O público verá no Fringe nomes como Leticia Spiller, Maureen Miranda, Sofia Monsalve, Marilyn Nunes, Carlos Simioni, Tuca Pinheiro, Nina Caetano, Maikon K, Ismine Lima, o Grupo Erro, de Florianópolis, e Marcos Bulhões, entre outros.
O Fringe se espalha por 79 espaços na cidade de Curitiba e também Região Metropolitana, numa média de 10 espetáculos e 30 apresentações por teatro.
Como sempre, o Fringe não se limita aos palcos convencionais: haverá espetáculos a que se vai de bicicleta, vários que acontecem em uma bicicletaria e outro apresentado em uma Kombi.
Só na rua, são 75 espetáculos em 300 apresentações.
Para quem está sem grana, uma boa notícia: o Fringe terá 96 peças grátis, totalizando 384 sessões gratuitas, e 46 no sistema “Pague o Quanto Vale”, em que o público escolhe quanto deve pagar em 138 apresentações.
Estão representados 14 estados no Fringe: depois do Paraná, com 211 espetáculos, vem São Paulo com 37; Rio com 32; Santa Catarina com 15; Minas Gerais com 13 e Espírito Santo com 11.
Das 20 mostras específicas do Fringe, 15 são de Curitiba, uma é de Londrina, uma do Rio Grande do Sul Uma vem de Portugal e as demais têm origem em Mato Grosso e Ceará.
Conheça as 20 mostras do Fringe 2018:
1. 2ª Mostra de Teatro de Segunda: 13 atrações no AP da 13, com convidados de São Paulo, Florianópolis, Belo Horizonte e Morretes;
2. 5ª Mostra Ave Lola – “Uma pausa para o artista e seu ofício”: 5 atrações no Espaço de Criação Ave Lola, com espetáculos da casa e convidados de Minas Gerais e Rio de Janeiro, no sistema “Pague quanto vale”.
3. Mostra Palavração da UFPR: 5 atrações no Teuni com repertório do grupo de Teatro da UFPR e da Oficina Formativa.
4. Mostra de Espetáculos Musicais: 7 atrações no Teatro Cena Hum com repertório do grupo desse espaço e convidados de São José dos Pinhais, Curitiba e João Pessoa.
5. Mostra Autorizando Novos Ritmos: Show de música autoral, com as bandas curitibanas Projeto Reinventar, A Funda, Dabliu e Vini Teixeira, no Teatro Paiol.
6. Coletivo El Camino: 9 atrações na Bicicletaria Cultural. Performances musicais e teatrais, com convidados de Curitiba, Montevideo e Rio de Janeiro;
7. Arte da Comédia 10 anos: 5 atrações na Praça Santos Andrade, com Teatro de Rua e Comédia Dell´arte para celebrar o aniversário de 10 anos do Grupo. Programação gratuita.
8. Mostra Mujeres: 5 atrações na Sociedade 13 de Maio, abordando o universo feminino através de shows, performance e espetáculos teatrais. Mostra produzida e realizada por mulheres.
9. Mostra Circo – Teatro dos Comparsas: promovida pela Comparsaria Cênica e grupos parceiros, traz ao Fringe o teatro popular de pavilhão. A mostra ofertará também aulas abertas e bate-papo;
10. Mostra Transcendental: 7 atrações com repertório pelo viés espirita, no Teatro Rodrigo D´Oliveira com o Grupo Independente de Teatro de Curitiba;
11. Mostra de Teatro de Formas Animadas de Rua – Animarua: 25 atrações “Pague o quanto vale” com convidados da Bahia, São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Chile e Rio de Janeiro;
12. Mostra Universitária Teuni: 9 atrações com convidados da USP (São Paulo), Unespar, UFPR e PUC (Curitiba), UEM (Maringá) e Udesc (Florianópolis);
13. Cena Criança – Mostra Sesi de Teatro Infantil: 4 atrações no Sesi Portão, com curadoria de Michele Menezes e Maíra Lour. Entrada Gratuita;
14. Mostra Formativa Casa Sesi Heitor Stockler de França – A pré-expressividade do ator: com 5 atrações voltadas para a especialização do artista de teatro;
15. Mostra Dramaturgias – Casa Sesi Heitor Stockler de França – Com atrações que emergem dos encontros formativos de dramaturgia do Sesi;
16. Mostra Cena Ceará: 4 atrações no Teatro Novelas Curitibanas com o Grupo Pavilhão Magnólia e Cia Prisma de Arte em espetáculos teatrais e de rua;
17. Mostra Portuguesa: 7 atrações no Teatro Novelas Curitibanas com o Grupo Faísca de Teatro, de Lisboa. Atividades formativas, espetáculos, bate-papo. Programação: “Pague o quanto vale”.
18. Mostra Devir – Mulher na Cena Contemporânea: 4 atrações no Espaço Movimento Enxame com o Grupo Neelic, de Porto Alegre, em espetáculos teatrais que abordam a mulher e sua posição social.
19. O Levante em Cena: 10 atrações na Sala Londrina com o coletivo de artistas mato-grossenses formado pelos grupos Solta Cia de Teatro, Theatro Fúria e Chia Thereza Helena, com propostas cênicas de cunho autoral.
20. Mostra Pé Vermelho: Okupação Londrina: 15 atrações no Teatro José Maria Santos com artistas de Londrina unidos em um coletivo para trazer a Curitiba a cena teatral da cidade no Norte do Paraná, com espetáculos de teatro e espetáculos de rua. Apresentações pagas e gratuitas.
Siga Miguel Arcanjo no Instagram
Curta Miguel Arcanjo no Facebook
Siga Miguel Arcanjo no Twitter