Danilo Gentili conta como superou tragédia familiar com o humor
Por Michele Marreira, em Curitiba*
Colaboração para o Blog do Arcanjo
O apresentador e humorista Danilo Gentili fez rápida passagem pela capital paranaense para participar do 27º Festival de Curitiba na 15ª edição da mostra de stand-up “Risorama”, projeto de comédia idealizado por Diogo Portugal. Participar do evento o faz lembrar uma tragédia familiar que ele superou apostando todas as fichas no humor, como conta nesta entrevista exclusiva ao Blog do Arcanjo no UOL.
Considerado uma das figuras mais presentes e irreverentes do humor brasileiro, o âncora do “The Noite” (SBT) levou um trecho de seu talk show ao vivo no show que realizou para um público estimado em 1.000 pessoas, no espaço Park Cultural em Curitiba. A noite da última sexta (30), feriado de Sexta-feira da Paixão, contou ainda com a irreverência dos comediantes Leandro Hassum, Cláudio Torres Gonzaga, Criss Paiva, Rogério Morgado, Paulo Vieira, Fabiano Cambota e Diogo Portugal.
Trajando seu conhecido terno e gravata, Danilo surgiu diretamente junto ao público. Entre um abraço e uma selfie com diversos admiradores, aproveitou para agradecer o carinho de todos antes de subir ao palco da atração. Dono de um rápido raciocínio na hora de fazer piada sem perder a interação com a plateia, ele comprovou que sua versatilidade como artista vai além dos estúdios de TV.
Nesta entrevista, Gentili revela, dentre outras coisas, que é eternamente grato ao “Risorama” e ao Festival de Curitiba, lugar no qual, como tantos artistas, apostou em seu talento quando ninguém o conhecia, lembrando que a primeira vez em que esteve no evento foi logo após viver uma tragédia familiar que marcou para sempre sua vida e o impulsionou a apostar todas as fichas no humor. Leia com toda a calma do mundo.
Blog do Arcanjo — Qual a importância do projeto “Risorama” na sua carreira?
Danilo Gentili — O “Risorama” é de vital importância para o gênero da comédia. Antes disso, quem associava Curitiba ao humor? Há uns 12 anos, fiquei sabendo que tinha um festival de teatro na cidade e vim, mesmo que fosse para fazer show na praça. Meu sonho era ser comediante. Escrevi algumas piadas, contei as moedas e embarquei no ônibus. Eu nunca tinha saído do Estado de São Paulo e estava sem dinheiro para nada em Santo André. Minha vida estava uma tragédia; meu pai e minha irmã tinham morrido. Então, meu sonho era subir naquele palco! No ano seguinte, eu consegui e desde então já participei de algumas edições. Dali em diante me considerei um profissional da comédia. Devo muito ao Diogo Portugal que desde o início me ajudou. Eu o conheci no “Clube da Comédia” e logo de cara foi muito generoso comigo. Eu não era ator, ninguém me conhecia, ainda assim, mostrei minhas piadas e ele acreditou em mim. Agradeço também ao Oscar Filho, Robson Nunes, Luiz França e Marcela Leal, foram as pessoas que mais me deram força para que eu iniciasse uma carreira.
Blog do Arcanjo — É verdade que você cobra o mesmo cachê até hoje?
Danilo Gentili — Para te falar a real eu nem sei se eles me pagam [risos]. As passagens aéreas, sim. Venho mais pela amizade mesmo, gosto de rever os amigos.
Blog do Arcanjo — Ao chegar no show você foi aclamado pelo público. O que te vem à mente quando pensa nas dificuldades do início e hoje ter alcançado um sonho?
Danilo Gentili — Quando eu não era conhecido as pessoas compravam meus ingressos. Me sinto no compromisso de subir nesse palco e fazer com que deem risada. Minha preocupação o tempo todo é saber de que maneira posso agradar o público. Quando eu crio uma piada e vejo que a plateia interage é a maior satisfação que o comediante pode ter.
Blog do Arcanjo — Qual o prazer que o palco proporciona que difere da TV?
Danilo Gentili — A TV e o cinema são trabalhos coletivos. Sou feliz pelo “The Noite”, em contar com muita gente boa. O show de stand-up comedy sou eu e o público. Mais ninguém.
*Enviada especial, a jornalista Michele Marreira viajou a convite do Festival de Curitiba.
Siga Miguel Arcanjo no Instagram
Curta Miguel Arcanjo no Facebook
Siga Miguel Arcanjo no Twitter