Ícone do site Blog do Arcanjo

Lázaro Ramos aposta em amor gay negro no Festival de Curitiba

O ator Lázaro Ramos, no Memorial de Curitiba, no 27º Festival de Curitiba – Foto: Annelize Tozetto/Divulgação – Blog do Arcanjo- UOL

Por Michele Marreira, em Curitiba*
Colaboração para o Blog do Arcanjo

Durante as duas noites de apresentação no efervescente 27º Festival de Curitiba, o elenco da peça “O Jornal – The Rolling Stone” se deparou com uma plateia atenta a cada fala, gesto, olhar.

O espetáculo do britânico Chris Urch, com direção de Lázaro Ramos e Kiko Mascarenhas, é inspirado em fatos reais ocorridos em 2010. Naquele ano, a publicação homônima ao título da peça divulgou a lista de 100 nomes de homossexuais na Uganda, incitando os leitores à violência e assassinato contra os mencionados.

Em cena, é possível observar a angústia de Dembe ao se apaixonar por Sam. Juntos, precisam decidir se enfrentam uma sociedade preconceituosa e a própria família religiosa em nome deste amor proibido pelo preconceito e o ódio da sociedade.

Muitos desdobramentos acontecem entre os personagens, que abordam questões como homofobia, intolerância religiosa, relações de amor e ódio e preconceito racial.

Cena da peça “O Jornal – The Rolling ” no 27º Festival de Curitiba – Foto: Lina Sumizono/Divulgação – Blog do Arcanjo/UOL

Após a morte do pai, os irmãos Joe, Dembe e Wummie, precisam seguir suas vidas na comunidade cristã em que estão inseridos. Joe inclusive se prepara para ser reverendo, enquanto Dembe e Wummie encontram no estudo o estímulo para quebrar as barreiras da desigualdade social.

Os diretores explicaram ao Blog do Arcanjo no UOL como nasceu a ideia de montar a peça que contou com um processo seletivo de 5.000 inscritos, restando 75 candidatos vindos de diversas capitais brasileiras, selecionados para uma oficina de preparação na TV Globo.

Elenco negro: Cena da peça “O Jornal – The Rolling ” no 27º Festival de Curitiba – Foto: Lina Sumizono/Divulgação – Blog do Arcanjo/UOL

Elenco negro

Ao final, foram escolhidos seis atores, todos negros: André Luiz Miranda, Danilo Ferreira, Heloísa Jorge, Indira Nascimento, Marcella Gobatti e Marcos Guian.

“Trabalhamos juntos na série ‘Mister Brau’, quando conheci esse texto através do tradutor Diego Teza. Resolvemos produzir com recursos próprios. Achei importante, pois retrata diversos temas”, explica Mascarenhas.

A montagem original estreou 2015 em Londres e recebeu o prêmio Bruntwood, seis indicações ao Prêmio Off West End e uma nomeação ao Prêmio Evening Standart.

Lázaro Ramos e Kiko Mascarenhas, diretores de “O Jornal – The Rolling Stone” – Foto: Annelize Tozetto/Divulgação – Blog do Arcanjo/UOL

“Às vezes é difícil conversar sobre essas feridas com a sociedade, mas o texto nos proporciona acolher as pessoas na discussão”, fala Ramos.

“A história é repleta de momentos de dor, precisamos respeitar as diversas formas de amar. O público tem se identificado”, esclarece o ator, que em seguida conclui: “É a quarta vez que compareço ao Festival de Curitiba em situações diferentes. É iluminador. Sempre encontro um público muito interessado. Retornar com esse texto é importante, queremos que seja visto por muitas plateias ainda”, espera.

A Peça “O Jornal – The Rolling Stone” está em cartaz em São Paulo no Teatro do Sesc Santo Amaro (r. Amador Bueno, 505, tel. (11) 5541-4000), de sex., às 21h, sáb., às 20h, dom., às 19h. Ingressos no valor de R$ 9 a R$ 30. Até dia 15 de abril. 

*Enviada especial, a jornalista Michele Marreira viajou a convite do Festival de Curitiba.

Siga Miguel Arcanjo no Instagram
Curta Miguel Arcanjo no Facebook
Siga Miguel Arcanjo no Twitter

Please follow and like us:
Sair da versão mobile