Sem apoio, Teatro Contadores de Mentira vai fechar em Suzano
Um dos principais grupos teatrais paulistas, o Contadores de Mentira, com sede em Suzano, na região do Alto Tietê, na Grande São Paulo, anunciou nesta quarta (9) que fechará suas portas de seu teatro em julho próximo.
O motivo alegado pelo grupo é a falta de condições financeiras de arcar com os custos e o aluguel de sua sede, situada desde 2012 no bairro Parque Maria Helena, próximo à estação Suzano da CPTM.
Fundado em 1995, no mesmo município, o Contadores de Mentira logo ganhou projeção fora do Brasil, chegando a fazer apresentações em festivais internacionais, como no Equador.
Com direção de Cleiton Pereira e sem apoio do poder público, o grupo não tem mais como arcar com sua sobrevivência.
“Há 23 anos produzimos projetos, espetáculos, festivais, encontros, redes, e, sobretudo, diálogos de sobrevivência, crescimento, articulação e atitude entre cidadão e cultura”, diz o grupo, em nota.
A companhia lembra que pelo teatro já passaram “mais de 300 espetáculos, shows musicais, palestras, vivências, debates e oficinas”, representando “coletivos de todas as regiões do Estado, do Brasil e de diversos países”. Nomes importantes do teatro mundial, como o diretor italiano Eugenio Barba, já estiveram no Teatro Contadores de Mentira.
Contadores de Mentira é principal teatro de Suzano
“Em 2018 o município de Suzano completou 69 anos, ou seja, o grupo Contadores de Mentira sobrevive de forma ativa e independente há um terço da história da cidade. Em tempos tão difíceis, temos nos movimentado, e muito, para sobreviver e manter dignas nossas convicções”, afirma a nota, antes de reiterar: “um espaço cultural não se mantém sem a coautoria da sociedade”.
O texto ainda diz: “No entanto, a soma de nossos esforças e da sociedade se apresentam, neste momento da história, insuficientes para manter as atividades, a manutenção e a locação da casa. Diante deste panorama anunciamos, com pesar, o fechamento do Teatro Contadores de Mentira no mês de julho de 2018”.
O grupo ainda lançou uma hashtag de apoio na internet: #meuapoioaoscontadores