Gilberto Gil leva música negra de Refavela 40 à Europa antes de novo disco
Após assistir à emocionante vitória do Brasil sobre a Costa Rica na última sexta (22) na Copa da Rússia, o cantor e compositor Gilberto Gil, 75 anos, começa a turnê do show “Refavela 40” pela Europa nesta segunda (25), quando se apresenta em Londres. Depois, segue fazendo shows por mais 12 cidades europeias.
O concerto revisita com vigor o LP “Refavela”, de 1977, no qual Gil dialogou fortemente com a música negra, no que chamou de um “disco negro para todas as cores”. O álbum produziu clássicos como “Refavela”, “Ilê Ayê”, “Sandra”, “Balafon” e “Patuscada de Gandhi”.
Gil só lamenta estar longe do Brasil neste Dia de São João (24), já que é amante das festas juninas nordestinas e chegou a gravar o disco “São João Vivo”, em 2001.
A turnê europeia da revisita de sucesso ao disco “Refavela” quatro décadas depois promete repetir na Europa o sucesso feito no Brasil, onde fez apresentações consagradoras, como a do Sesc Itaquera, em São Paulo, no ano passado.
Gil se despede desta apresentação de êxito antes de investir em seu novo disco, previsto para agosto.
No show, com sua mulher, Flora Gil, à frente da produção, o músico toca com amigos e familiares, como os filhos Nara Gil e Bem Gil — que idealizou o projeto — e a nora Ana Cláudia Lomelino, mulher de Bem.
O show ainda tem participação de agregados como Moreno Veloso, filho de Caetano Veloso, e Maíra Freitas, filha de Martinho da Vila.
No dia 28 de junho o baiano se apresenta em Blainville-Crevon, na França, já no dia 30 de junho é a vez de Lisboa, em Portugal. Em 3 de julho chega a Madri, na Espanha, de onde segue para show no dia 6 de julho em Enghien-Les-Bains, na França.
No dia 7 de julho é a vez de Montreux, na Suíça, onde participou de históricos festivais. No dia seguinte, 8 de julho, Gil toca em Vienne, na França, seguido de Arles, no mesmo país no dia 10.
Já em 13 de julho é a vez de Barcelona ouvir hits como “Balafon”. No dia 14 de julho, o músico chega à Itália, onde toca em Perugia, para seguir para Veneza no dia 16 e Monforte d’Alba no dia 18.
Depois, é a vez de Berlim, na Alemanha, assistir ao show no dia 19 de julho. Gil encerra a turnê europeia de “Refavela 40” em 21 de julho, em Lanuza, na Espanha.
Depois, o músico se concentra no lançamento da música inédita que compôs para o novo disco, mergulhando, com tudo, no novo álbum.