Conheça os vencedores do FIM Festival Internacional de Mulheres no Cinema
O FIM – Festival Internacional Mulheres no Cinema anunciou os filmes ganhadores de sua primeira edição, realizada entre 4 e 11 de julho em São Paulo.
Com votação popular, a mostra competitiva de longas dirigidos por mulheres tem como vencedor nacional “Slam: Voz de Levante”, de Tatiana Lohmann e Roberta Estrela D’Alva, e vencedor internacional o mexicano “Tesoros”, de María Novaro.
“Slam: Voz de Levante” retrata os campeonatos performáticos de poesia falada, acompanhando a poetisa negra e feminista Luz Ribeiro, campeã brasileira de 2016, até a Copa do Mundo da modalidade em Paris.
Já “Tesoros”, de María Novaro, ressalta a importância de se cuidar do meio-ambiente a partir da história de um grupo de crianças em busca de um tesouro escondido por um pirata há quatro séculos.
Exibido no programa especial “Lute Como uma Mulher”, o filme “Lampião da Esquina”, de Lívia Perez, recebeu o Prêmio de Crítica do Coletivo Elviras. O filme aborda a criação, durante a ditadura militar brasileira, do jornal Lampião, que trazia o ponto de vista dos homossexuais sobre diversas questões, como sexualidade, racismo, aborto, drogas e prostituição.
Na cerimônia de encerramento também foram divulgados os cinco projetos contemplados na 1ª edição do Fundo Avon de Mulheres no Audiovisual. A iniciativa propõe a equidade de gênero no setor audiovisual e oferece apoio financeiro a projetos de longa metragem nacionais dirigidos apenas por mulheres. Entre os 470 inscritos, o comitê de juradas formado por Celia Catunda, Francine Barbosa, Malu Andrade, Minom Pinho e Patrícia Durães escolheu os cinco vencedores. São eles:
“A Primeira Morte de Joana”, dirigido por Cristiane de Oliveira
“Cidade do Funk”, dirigido por Sabrina Viana Fidalgo da Silva
“Cais”, dirigido por Safira Moreira dos Santos
“Daqui de Dentro”, dirigido por Larissa Ribeiro Bezerra
“Minha Fortaleza, os filhos de fulano”, dirigido por Tatiana Lohman