A adolescente Maisa Silva é um dos grandes trunfos do SBT e da própria televisão brasileira, que anda carente de figuras que realmente tenham carisma e hipnotizem o público. E ela acaba de superar a colega Larissa Manoela em número de seguidores no Instagram, onde ocupam o mesmo nicho, e Larissa sempre esteve à frente.
Ajudou nisso o sucesso que Maisa fez no “Conversa com Bial” do último dia 6, chegando a bater o patrão Silvio Santos na audiência e sendo recorde de ibope do programa noturno da Globo.
Dona de farta espontaneidade que conhecemos muito bem desde quando ela era menina peralta do “Programa Raul Gil” e depois do “Programa Silvio Santos”, Maisa manteve intacta a capacidade de conquistar qualquer pessoa que esteja diante de uma tela na qual apareça: seja da TV ou da internet.
Tanta força me faz lembrar da época em que ela surgiu, quando trabalhava como repórter da Ilustrada na então Folha Online, onde a chamávamos de “Menina Maisa”, apelido dado pela jornalista Camila Neuman que logo incorporei aos títulos das matérias sobre ela. Dez anos atrás, naquela redação sob comando de Ricardo Feltrin e Ligia Braslaukas, a “Menina Maisa” era garantia de sucesso absoluto de audiência. Igualzinho aos dias de hoje.
Maisa conseguiu trunfo raríssimo a estrelas mirins, superando inclusive a própria Shirley Temple, o ícone infantil do cinema americano dos anos 1930 que viu os holofotes sumirem quando cresceu e em quem a brasileira foi comparada quando surgiu. Maisa não só mantém a fama e a admiração do público enquanto cresce, como torna seu sucesso maior a cada dia.
Assim, aos 16 anos, ela supera no gosto popular uma colega de emissora um ano mais velha, Larissa Manoela, de quem afirma não ser rival, condenando a rivalidade entre mulheres.
Mas, é inegável o crescimento de Maisa. Prova disso são os números do Instagram: Maisa, que por muito tempo ficou atrás de Larissa, acaba de superar a colega em número de seguidores: 15,9 milhões de Maisa Silva contra 15,8 milhões de Larissa Manoela. E Maisa segue em ritmo de crescimento.
Engajada e bem posicionada na atual luta feminista, Maisa detesta ser comparada à colega. E rechaça qualquer tipo de rivalidade, chegando a declarar que “competição feminina é algo retrógrado”. E é mesmo.
Contudo, mesmo que ela rejeite tal comparação, ela ainda existe na cabeça do público e dos fãs de ambas — quem duvida que dê um Google juntando os nomes das jovens.
Mas, é preciso responder à pergunta que dá título a este artigo: Por que Maisa Silva supera Larissa Manoela?
A resposta é simples, e este jornalista já pôde verificá-la presencialmente entrevistando a ambas: Maisa Silva é mais espontânea e carismática que Larissa Manoela.
Enquanto Larissa Manoela parece intensamente treinadas em suas respostas, sobretudo em entrevistas, onde soa ter ensaiado previamente tudo o que diz, Maisa Silva é um show de espontaneidade aonde quer que vá.
O engraçado é que ambas conhecem a fama desde muito pequenas. E são ambas talentosas como jovens atrizes. Contudo, reagiram de formas distintas ao sucesso: Larissa ainda repete um modelo de estrela antigo, uma espécie de Baby Jane contemporânea, que se esforça para dizer ao público o que acha que ele quer ouvir. Só que o público atual não é tão inocente quanto o do passado.
E é aí que Maisa avança. Ela surpreende a todos a cada declaração, vivendo no risco de ser o que é, aquela verdade fascinante que o público atual considera fundamental.
Não à toa, Maisa vai ganhar programa próprio no SBT. E, agora, deixou a Globo obcecada por tê-la em seu elenco. Silvio Santos que se cuide.