O filme “Corpo Quilombo”, de Leonel Costa e Patricia Miranda, foi exibido com sucesso na 22ª Mostra de Cinema de Tiradentes nesta sexta (25).
O longa paulistano mistura realidade e ficção para rememorar personagens negros históricos, propondo um encontro de gerações.
Estiveram na sessão especial os atores Raphael Garcia e Danieli Casimani, além do escritor Leo Gonçalves, todos do elenco do longa.
Depois da sessão do filme, que estava lotada, houve debate com os espectadores mediado pela curadora Lila Foster. Os artistas falaram de corpos negros que resistem. Uma espectadora se emocionou e recitou um poema da escritora Conceição Evaristo em homenagem à historiadora Beatriz Nascimento (1942-1995), vítima de feminicídio, emocionando a todos.
“Foi lindo presenciar a potência do cinema ocupando o coração dessa cidade histórica mineira. Um alento diante do Brasil que estamos vivendo”, afirmou o ator Raphael Garcia ao Blog do Arcanjo no UOL, logo após o papo com o público.
O filme foi exibido na 22ª Mostra de Cinema de Tiradentes, confira a programação completa aqui.
Enviado especial do Blog do Arcanjo a Tiradentes (MG)
*Mestre em Linguística pela Universidade de Potsdam, na Alemanha, e graduado em Letras Português/Alemão pela UFMG. Viajou a convite da 22ª Mostra de Cinema de Tiradentes.