Ícone do site Blog do Arcanjo

Artistas do teatro pensam estratégias para sobreviver

Encontro na noite desta terça (26) no Teatro Eva Herz em São Paulo busca alternativa para encher as salas de espetáculos paulistanas e afugentar a crise – Foto: Divulgação/Teatro Eva Herz – Blog do Arcanjo – UOL

Artistas e produtores teatrais fazem nesta terça (26) o terceiro de uma série de encontros para buscarem alternativas de sobrevivência e conquista de público para as salas de espetáculos de São Paulo.

O setor teatral enfrenta uma forte crise financeira, sobretudo com cortes de verbas e incentivos públicos para o setor, ainda sem condições de fechar as contas apenas com o pouco que arrecada nas bilheterias.

Para não afugentar o público que ainda vai ao teatro, o preço dos ingressos praticado na maioria dos espetáculos hoje é o mesmo de dez anos atrás, o que significa gastos a mais e ganho de menos a cada ano que passa.

Para não ver o mercado teatral ruir, mudanças precisam acontecer com urgência. Este é o objetivo do encontro nesta terça (26), entre 19h e 21h, no Teatro Eva Herz da Livraria Cultura do Conjunto Nacional (av. Paulista, 2073, metrô Consolação).

Segundo o gestor e produtor teatral André Acioli, organizador do evento, o 3º Encontro da Classe Artística dará avanço a estratégias surgidas nas duas primeiras reuniões.

“Vimos que surgiu uma vontade e uma necessidade de trabalharmos em prol do público. Muitas ideias apareceram e com elas a necessidade de nos organizarmos para que estes temas se desenvolvam. Nosso primeiro pensamento é nos dividirmos em grupos de trabalho por afinidade”, adianta ao Blog do Arcanjo no UOL.

Além de pensar e cobrar políticas públicas para o setor teatral, artistas e produtores querem criar novas formas de comunicação nas redes sociais com o público, além de campanhas nos teatros e junto à mídia e outras formas de divulgação em massa. Eles também querem desenvolver ações para formação de público que valorize o pagamento da entrada teatral como investimento formativo e cultural, além de debater a polêmica meia-entrada.

Acioli finaliza com um importante aviso: “Aos artistas que não puderem ir nesta terça ao Teatro Eva Herz, o encontro terá transmissão ao vivo no Instagram da Livraria Cultura“.

O curador, diretor, ator e gestor teatral André Acioli: novas ideias para levar o público ao teatro precisam ser debatidas de forma coletiva pela classe teatral – Foto: Bob Sousa – Blog do Arcanjo – UOL

Siga Miguel Arcanjo Prado no Instagram

Please follow and like us:
Sair da versão mobile