Com racismo em xeque, Isto É um Negro? lota sessões no Festival de Curitiba
A peça “Isto É um Negro” passou com sucesso de público pelo Festival de Curitiba, com direito a duas sessões esgotadas neste fim de semana. Havia grande fila de espera na porta do Teatro José Maria Santos, na capital paranaense, antes das sessões.
O espetáculo, que foi noticiado em primeira mão na grande mídia aqui no Blog do Arcanjo no UOL, em julho do ano passado, discute o racismo estrutural brasileiro.
Apenas com atores negros em cena, mas com equipe multirracial em seus bastidores, “Isto É um Negro?” tem dramaturgia de Mirella Façanha e Tarinha Quelho. Esta última ainda assina a direção, com co-direção de Lucas Brandão, também responsável pela iluminação, e som de Tom Monteiro.
No elenco, completamente nu em cena em um cenário com cadeiras brancas que vão sendo destruídas ao longo do espetácul0, estão o quarteto de atores Ivy Souza, Mirella Façanha, Lucas Wickhaus e Raoni Garcia.
Na sessão deste domingo (31), houve gritos de “Marielle presente” na plateia, bastante comovida, ao fim do espetáculo.
Antes, uma senhora, branca, decidiu tomar a palavra na reta final do espetáculo, para parabenizar o grupo por “ter constrangido”, em sua visão, o público, majoritariamente branco.
Na visão exposta por ela, a peça, ao explicar como o racismo funciona, conscientiza a todos da luta contra o racismo.
Como havia fila de espera, a produtora do espetáculo, Dani Façanha, deu prioridade a pessoas negras que aguardavam lugares vagos. Depois, foram acomodadas as pessoas brancas.
Mas, ao fim, todos conseguiram ver a obra, com espectadores espalhados pelos degraus da sala curitibana, além das 177 pessoas acomodadas nas poltronas.
O Blog do Arcanjo no UOL mostra mais imagens do espetáculo “Isto É Um Negro?” no Festival de Curitiba pelo olhar do fotógrafo Humberto Araújo.
Enviado especial a Curitiba, no Paraná, o colunista Miguel Arcanjo Prado viajou a convite do Festival de Curitiba.