Artista elogiada por Richard Gere e Elton John expõe obras em SP
A artista visual Adriana Bertini sabe que leva adiante uma missão primordial que une suas duas paixões: a arte e o ativismo em prol dos direitos humanos das pessoas que convivem com o HIV.
Definindo-se como “artivista”, ela já expôs em mais de 20 países e foi elogiada por astros internacionais como o ator hollywoodiano Richard Gere e o cantor inglês Elton John.
Em seu trabalho, ressignifica em arte a camisinha que previne o contágio pelo vírus causador da Aids.
Adriana abre na próxima terça (16), a exposição O.X.E.S. (termo que remete à palavra sexo, escrita de trás para frente).
“A arte tem o papel fundamental no desenvolvimento humano e promove mudanças de comportamento”, diz.
O vernissage contará com a presença ilustre do norte-americano Timothy Ray Brown, primeiro paciente no mundo a ser curado do HIV.
Sem medo de quebrar tabus, Bertini afirma que deseja “derrubar as barreiras do preconceito e da discriminação sobre temas relacionados à saúde sexual”.
Ela lembra que a informação e a prevenção são os melhores métodos para combater as DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis).
Uma dos nomes parceiros da exposição é Silvana Garzaro, ícone da fotografia paulistana contemporânea, que clicou a série “Brincadeiras com a Minha Filha”, idealizada por Adriana Bertini.
As imagens mostram bonecas costumizadas por Adriana e sua filha, Alice, de oito anos.
A O.X.E.S. ainda tem participação da artista visual e médica Fabiana Gabaskallás e curadoria da artista visual Lucrécia Couso em parceria com o médico infectologista Rico Vasconcelos.
A mostra tem apoio da Unaids, Instituto Cultural Barong, Fundo Posithivo e Impulse São Paulo.
Com entrada grátis, a exposição pode ser vista de 17 de abril a 29 de junho no Espaço opHicina (r. Teodoro Sampaio, 1.109, Pinheiros, tel. 11 3813.8466), em São Paulo, com visitação de segunda a sexta, das 10h às 18h, e sábados, das 11h às 14h.