Alunos de escola pública supreendem público na peça Entre
A montagem do Projeto.ASP com direção artística de Luiza Gottschalk e Emílio Rogê e direção executiva de Daniela Machado dá voz aos jovens para que possam de maneira poética abordar seu cotidiano em cena, como viu o Blog do Arcanjo nesta quinta (30).
O projeto, acertadamente abraçado pela direção da E.E. Dr. Alarico Silveira, na figura da diretora Aparecida Maria Martins, conjuntamente com professores e funcionários, mostra que é possível criar um outro tipo de escola: um espaço público no qual a arte possa ser aliada da educação, formando cidadãos mais conscientes.
Ao criar cenas em cantos distintos da escola com um público que os acompanha de forma itinerante e curiosa, os adolescentes-artistas descortinam a realidade da educação pública brasileira, com seus dramas e dilemas.
A peça faz lembrar outra ação de sucesso nesta seara de dar voz aos adolescentes no teatro: o bem sucedido projeto Satyros Teens, da Cia. de Teatro Os Satyros, que formou boa parte da equipe criativa de “[Entre]”.O belo grupo de adolescentes do espetáculo surge repleto de frescor e vontade de fazer, conseguindo, mesmo ainda com as limitações técnicas e expressivas de quem dá os primeiros passos na carreira artística, surpreender e emocionar o público.
Juntos, os jovens produzem algumas imagens de alto impacto e teor poético-sociopolítico. Um dos momentos mais sublimes da montagem é quando os estudantes cozinham uma lasanha para o público. Enquanto conversam, cozinham e servem os pratos, tudo é momentaneamente suspenso com a passagem do trem, que corta o coração da Barra Funda no fundo da escola, na mais interessante sacada da direção.
Estão no elenco Alessandra, Angelo Sokolov, Bruna Ramos, Carol Brasil, Didi, Higor Silva, Kailany Gomes, Kéren Costa, Luiz Marsullo, Pietra e Marcelo Pereira dos Santos. Na parte técnica, o destaque vai para os figurinos futuristas-bowienianos de Bia Pieratti e Carol Reissman.“[Entre]” é um espetáculo que aponta caminhos para um diálogo concreto entre a arte e a educação, no qual o maior beneficiário é a sociedade como todo. Que este projeto gere bons frutos.
Siga @miguel.arcanjo no Instagram