Festival Arte Serrinha chega à 18ª edição com homenagem a Helena Ignez
Começa neste sábado (13) e vai até 28 de julho a 18ª edição do Festival Arte Serrinha, tradicional evento artístico de inverno em São Paulo, que tem neste ano o tema “Olho no Olho”, com a proposta de fundir arte e natureza.
O evento acontece em Serrinha, uma região de mananciais aos pés da Serra da Mantiqueira, nos arredores da cidade de Bragança Paulista (a 90 km de São Paulo).
Entre os destaques da programação está uma mostra cinematográfica em homenagem a Helena Ignez, cineasta e atriz que completou recentemente 80 anos, que conversará com os participantes do festival em um bate-papo sobre sua vida e obra.
“Helena Ignez é a cineasta que mais filmou na Serrinha. Já realizamos juntos dois longas metragens, ‘A Canção de Baal’ e ‘Ralé’, e um curta, totalmente rodados na região. Trabalhei com Helena também nos filmes ‘Luz das Trevas’ e ‘A Moça do Calendário’”, conta o curador e idealizador do Festival Arte Serrinha, Fábio Delduque.
“Nesta edição em que o Festival alcança sua maioridade, nada mais justo do que prestar essa homenagem a uma das principais incentivadoras e parceiras da Serrinha”, complementa.
A programação ainda traz oficinas, shows, vivências, exibição de filmes e festival infantil para os pais que desejarem ir com os pequeninos.
Estão previstos shows de de Mart’Nália e Paulinho Moska (13/07) e Ana Cañas (20/07). Já o Teatro Rural receberá, no dia 28/07, a apresentação dos pernambucanos Adiel Luna, Bruno Lins e Banda Zé do Estado PE Mundo Afora.
As oficinas na Fazenda Serrinha contarão com as presenças de importantes nomes de diferentes linguagens artísticas como Eliane Caffé (Audiovisual); João Farkas (Fotografia); André Guerreiro Lopes (Teatro); Eduardo Félix (Marionetes); Diogo Granato (Improviso Cênico); Neide Rigo, Checho Gonzales e Macau Amaral (Gastronomia); Dudi Maia Rosa (Aquarela); Adriana Aragão (dança); e Adiel Luna e Banda Zé do Estado (Música) e Veridiana Aleixo e André Martinez (Laboratório do Olhar).
Para os fãs da sétima arte, o Cine Rancho terá a exibição dos filmes “A Moça do Calendário” (dir. Helena Ignez), “Cine Marrocos” (dir. Ricardo Calil) e “Los Silencios” (dir. Beatriz Seigner).
Com uma programação tão farta, o Festival Arte Serrinha atrai artistas dos mais variados. Gente como o ator e diretor Robson Catalunha, da Cia. de Teatro Os Satyros.
“Conheci o festival em 2011, quando coordenei uma oficina sobre performance. Este ano, participarei de uma mesa sobre residências artísticas, na qual falarei sobre minha passagem pelo The Watermill Center, dirigido por Robert Wilson em Nova York”, conta.
“Sou fascinado por esse Festival, por esse lugar, pela programação, pelas vivências e pelas instalações e intervenções artísticas que me lembram muito Inhotim, em Minas Gerais, e o próprio Watermill”, conclui.
18º FESTIVAL ARTE SERRINHA
De 13 a 28 de julho
Inscrições e informações: www.festivaldearteserrinha.com.br
Endereço: Estrada para Piracaia, Km 71,5 (acesso pelo quilômetro 19 da Rodovia Fernão Dias para Piracaia), Bragança Paulista.
Endereço Cine Rancho: Rodovia Padre Aldo Bolini, km 80,7
Telefone: (11) 9 7368-7997 (Segunda a sexta, das 10h às 19h e sábado, das 10h às 14h).