FAN-BH reúne mais de cem atrações de arte negra com entrada gratuita
Foi aberta nesta segunda (18), com a apresentação de “Quando Eu Morrer Vou Contar Tudo a Deus”, do coletivo O Bonde, de São Paulo, e também show do músico Mateus Aleluia e convidados, a 10ª edição do Festival de Arte Negra de Belo Horizonte, o FAN-BH. O evento, cujo tema é Território Memória, vai até domingo (24), com mais de 100 atrações nacionais e internacionais para todas as idades em 20 diferentes espaços da capital mineira. A realização é da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Fundação Municipal de Cultura.
Um dos destaques é a peça com a qual o ator Antonio Pitanga celebra seus 80 anos de vida, “Embarque Imediato”, com texto de Aldri Anunciação e direção de Marcio Meirelles, além de participação dos filhos do artista, Rocco e Camila Pitanga. Esta última também dirigiu ao lado de Beto Brant o documentário “Pitanga”, sobre a trajetória de seu pai, que também integra a programação de cinema, ao lado de sucessos do cinema mineiro como “Temporada” e “No Coração do Mundo”.
O evento ainda traz montagem inédita da atriz Lira Ribas em homenagem ao pai, o cantor e compositor mineiro Marku Ribas (1947-2013), chamada “Orange Lady”. Outros espetáculos de sucesso de público e de crítica como “Navalha na Carne Negra” e “Gota D’Água {Preta}” também integram a programação, bem como a performance internacional de Va-Bene Fiatsi, vinda de Gana, na África, o stand-up com Tia Má, feito por Maíra Azevedo, da Bahia, além da dança com Orun Santana, de Pernambuco, e Fusion Cia. de Danças Urbanas, de Minas Gerais. A programação ainda conta com atrações para o público infantil, o musical Ícaro and the Black Stars, com Ícaro Silva, e os shows de Letieres Leite e Orkestra Rumpilezz, Sérgio Pererê, Chico César e BNegão, entre outros nomes.
Criado em 1995 e realizado de forma bienal, o Festival de Arte Negra de Belo Horizonte – FAN-BH busca valorizar e difundir a arte negra, bem como garantir o acesso do grande público a estas manifestações artísticas. Sempre com música, teatro, cinema, artes visuais, performances, aulas e oficinas, o evento procura despertar a Consciência Negra em toda a sociedade.
Veja as primeiras imagens do evento: